As reações de substituição de alcanos são processos químicos em que esses hidrocarbonetos são colocados para reagir com compostos inorgânicos específicos, e, durante a ocorrência desse processo, as substâncias trocam átomos entre si, originando outras.
Os alcanos são compostos orgânicos que apresentam propensão a sofrer reações de substituição, já que apresentam apenas cadeias saturadas (apenas ligações simples entre os átomos de carbono). São muito utilizados para sínteses que originam haletos orgânicos, como o cloreto de metila (gás utilizado como anestésico).
Uma reação de substituição em alcanos é aquela em que pelo menos um átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos. ... Esta reação pode continuar substituindo os outros hidrogênios do metano pelo elemento cloro, se introduzirmos calor e luz ultravioleta.
Os alcanos são pouco reativos, ou seja, não reagem com quase nenhuma substância. Por este motivo, são chamados também de parafinas ou parafínicos. ... Não são muito reativos porque as ligações entre C – H e C – C são muito estáveis e difíceis de serem quebradas.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
A halogenação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio, geralmente cloro ou bromo. ... Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados).
As principais características dos alcanos são: Pouco reativos, pois a ligação entre o C e H é bastante estável Solúveis em solventes orgânicos como éter, álcool e benzeno Os pontos de fusão, ebulição e a densidade aumentam com a massa molecular
Todos os alcanos reagem com o oxigênio em uma reação de combustão, embora se tornem cada vez mais difíceis de inflamar à medida que o número de átomos de carbono aumenta. A equação geral para combustão completa é:
Propriedades físicas. Os alcanos são compostos apolares, apresentando forças de atração dipolo-induzido entre as moléculas. Logo, os alcanos até 4 átomos de carbono são gases em condições ambientes (de 25°C e 760 mmHg).
Fontes de obtenção e principais aplicações. As principais fontes dos alcanos são o gás natural e o petróleo bruto, sendo utilizados, em grande parte, como ...
Como se fala os números em chinês?
Como ter uma sociedade inclusiva?
Como se constituir a sociedade egípcia?
Qual a cor das cordas do violão?
O que é preciso para construir um histograma?
Como o Staphylococcus é transmitido?
Como fazer uma rampa de concreto para cadeirante?
Como escrever um bom sobre mim?
Como baixar o Amazon Prime na Smart TV?
Para que o funcionamento do sistema de arrefecimento seja perfeito?
Como colocar HD NO XBOX One S?
Para que serve um sensor de nível de água?
É possível desligar o Start Stop do Cruze?
Como instalar o Dolby Atmos no celular?
Como funciona o sistema de captação de água da chuva?