Um estudo revelou que as pessoas que costumam chorar a ver um filme, são emocionalmente estáveis e psicologicamente mais fortes. Se é do tipo de mulher que chora facilmente quando está a ver um filme ou uma novela, saiba que isso não é sinal de que tem um coração mole. Pelo contrário.
Acontece que as emoções que sentimos em algumas cenas são causadas por um neurotransmissor, a oxitocina, que associa a cena do filme a uma emoção. ... Elas são também mais empáticas, pois choram por compreender a dor do outro, o que amplia seu horizonte emocional, transformando-as em pessoas mais fortes.
Chorar em filmes é sinal de força
Em outras palavras, se você chora em filmes provavelmente é uma pessoa emocionalmente forte que, além de conhecer a importância de compreender o próximo, seus prazeres e dores, ainda é capaz de entender que o choro e emoções à flor da pele não são nunca sinais de fraqueza.
"Ao vermos alguém chorando, o desespero é imediato. Nosso cérebro foi programado a entender que tem sofrimento ali, por isso tenta resolver, dando mamadeira, peito, trocando fralda ou até levando ao médico", diz Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Segundo ela, muitos filmes transmitem ideias através da emoção e podem neutralizar o instinto de reprimir os sentimentos e desencadear uma liberação emocional no corpo do espectador².
20 curiosidades que você vai gostar
Quando vemos filmes com um alto conteúdo emocional, nosso cérebro também libera ocitocina, um neurotransmissor poderoso que nos ajuda a conectar com os outros e nos permite ser mais compreensivos, amáveis, confiáveis e desinteressados. Um estudo realizado na Claremont Graduate School deixou isso bem claro.
Além disso, elas também guardam um conjunto de associações emocionais e afetivas, como sentimentos relacionados ao momento em você comeu aquele alimento com determinada pessoa. Com o passar do tempo, essas memórias passam a servir como um filtro e selecionar o tipo de informação ao qual iremos dar atenção, ou ignorar.
O que é uma crise de choro? Uma crise de choro é uma explosão de emoções negativas, e acontece quando elas estão acumuladas. Quando transbordam, o choro é incessante. Por isso, coisas simples como uma memória de infância ou até mesmo a compreensão de alguma mágoa podem gerar um ataque de choro.
Estudos psicológicos recentes determinaram que o choro estimula a liberação de endorfina do nosso cérebro, os hormônios de “sentir-se bem,” que também atuam como um analgésico natural. Chorar também reduz os níveis de manganês, um produto químico que, quando exposto, pode ser prejudicial ao cérebro e ao corpo.
Em primeiro lugar encha a sua pia ou uma bacia de água e coloque bastante gelo, mergulhe o rosto por um tempo, tire, seque e repita – caso você não tenha espaço ou tempo para isso uma compressa feita de gelo embrulhado por uma toalha macia também resolve.
Por que assistimos a um filme? ... Uns apenas ocupam o tempo livre, outros buscam nos filmes elementos para reflexão sobre a realidade histórica, política e social, almejam nutrir o aprendizado ou mesmo contribuir para a conscientização numa perspectiva emancipadora.
Segundo o psiquiatra Daniel Barros, o estímulo prazeroso causado pela felicidade libera dopamina e endorfina no cérebro, trazendo a sensação de bem-estar, a mesma que a pessoa sente após fazer atividade física.
A insula faz parte de um sistema complexo responsável pelas nossas emoções e prazeres, o sistema límbico (já falamos dele aqui). Estudos mostram que a insula é ativada quando vemos cenas de filmes que causam emoção, ela então ativa o sistema límbico e passamos a sentir as emoções do personagem como se fossem nossas.
Algumas pessoas assistem a filmes de terror não somente porque gostam, mas porque têm respostas psicológicas semelhantes à terapia de exposição, uma técnica utilizada para tratar transtornos de ansiedade.
Os casos que existem de pessoas que não choram, geralmente é um problema muito mais fisiológico, ou seja, ela não produz as lágrimas, do que um problema do tipo que ela não tenha as emoções", explica o neurocientista.
Chorar faz muito bem para saúde mental. Pode ser tanto uma forma de expressão de tristeza quanto de liberação de sentimentos engarrafados. Através do choro, liberamos a tensão acumulada e diminuímos dores emocionais. As lágrimas também lubrificam as pálpebras e os olhos, prevenindo a desidratação das mucosas oculares.
Quando você chora o seu corpo começa a relaxar. Você finalmente consegue liberar as emoções que estava segurando para si e isto ajuda muito a diminuir o estresse. É por isso que você se sente melhor depois de uma boa chorada. Aliviado e com forças para tocar o barco.
Antes da puberdade os dois sexos produzem níveis semelhantes de prolactina e que os níveis de choro dos meninos e meninas é semelhante. Na idade adulta, as mulheres produzem então quantidades muito mais elevadas desta hormona.
Quem desenvolve esse distúrbio de ansiedade sofre de uma doença psíquica e, através dele, é que se formam outros sintomas, tais como: falta de ar, medo súbito e intenso, aperto no peito, choro excessivo e outros mais que se resumem nas principais manifestações da ansiedade em excesso.
Quais os sintomas da crise de ansiedade? A ansiedade é sentida de forma única por cada pessoa. Em alguns casos, a mente do indivíduo pode ser dominada por pensamentos de caráter extremamente negativo, causando irritação ou medo. Ele pode até mesmo vir a chorar compulsivamente apenas pela qualidade de seus pensamentos.
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressãoMantenha a calma. ... Acolha. ... Não se coloque como referência de comportamento. ... Escute e responda com base no que a pessoa está falando. ... Tente fazê-la refletir sobre a situação. ... Demonstre vontade de ajudar. ... Não diga “NÃO”
A maneira como o cinema retrata distúrbios psicológicos como ansiedade,depressão e estresse podem ajudar quem passa por esses problemas na vida real. A razão é simples: por meio da identificação com um personagem, a pessoa tende a refletir a respeito da sua condição.
O cinema faz isso com a gente: proporciona experiências, provoca sensações das mais variadas, e todas elas juntas compõem aquilo que somos hoje. Cinema reúne gente, compartilha sentimentos, é parte viva da nossa trajetória.
Aprendi que cinema é um meio de conhecer costumes variados, quebrar paradigmas, investigar os subterrâneos da alma, colocar o dedo na ferida, cutucando-a bem no fundo. Aprendi que tem o seu lado de prosa e o seu de poesia. Que cinema é inteligente e afetivo. Que cinema é intelectual e sensorial.
O responsável é o nosso cérebro. Mais especificamente, a acetilcolina, um neurotransmissor que manda mensagem do órgão até as glândulas lacrimais, para avisar que os hormônios de tristeza estão altos lá em cima.
Quantos dias antes do voo uma companhia aérea pode cancelá lo?
Como retirar tarja preta do Windows 10 para o PC?
Como colocar uma frase no meu perfil do WhatsApp?
Como obter código de barras fatura Itaucard?
Como tirar o obter dados do Facebook?
Como limpar a gaveta da geladeira Samsung?
Qual forma de bolo assa mais rápido?
Como tirar a inhaca do frango?
Como receber desconto no Spotify?
Como imprimir a declaração de imposto de renda?
Como saber o tamanho do tapete?
Como fazer para tirar a gordura da rabada?
Como acessar registrato Bacen?
Como abrir a gaveta do caixa Bematech?
Como ver o tamanho da agulha de costura?
Quais são os extratos vegetais?