Diuréticos de alça: atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.
Os diuréticos de alça ou da ansa são um grupo de fármacos diuréticos que atuam no rim, aumentando o volume e diminuindo a concentração da urina.
Na verdade, os diuréticos agem primariamente aumentando a excreção de sódio. Como não podemos urinar sal, o rim aumenta a quantidade de água excretada para poder diluir e eliminar esse sódio todo na urina.
Os diuréticos tiazídicos, como a hidroclorotiazida, inibem a reabsorção de cloreto de sódio no túbulo distal renal. A redução da reabsorção de sódio leva ao aumento da excreção de potássio e à possibilidade de hipocalemia.
Os tiazídicos (p. ex., bendroflumetiazida) são menos potentes que os diuréticos de alça. Inibem o cotransportador Na+ /Cl− no túbulo contorcido distal. São usados no tratamento da hipertensão.
Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.
Diuréticos são substâncias que elevam a taxa do débito e volume urinário, aumentando a excreção de sódio(Na+) e Cloreto(Cl-), através de uma ação sobre os Rins. O efeito primário consiste em diminuir a reabsorção de Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de NaCl.
Os principais diuréticos de alça são a Furosemida e a Bumetanida. Dos tiazídicos, os mais empregados são a Hidroclorotiazida e a Clortalidona.
Classe dos Inibidores da Anidrase Carbônica Exemplos: acetazolamida, diclorfenamida, metazolamida. Atuam no túbulo proximal sob a enzima anidrase carbônica, inibindo a reabsorção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e a secreção de ácido.
Um diurético pode ser usado para muitos propósitos. Primeiro, eles são usados como medicamentos para tratar ou melhorar certas doenças. Por exemplo, são usados na insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca é uma situação em que o coração não consegue bombear sangue oxigenado com eficiência para todas as partes do corpo.
Isso pode ser explicado devido às suas vantagens, como a alta eficácia e baixo custo, além de poderem ser usados em associação a outros anti-hipertensivos, aumentando os efeitos. Para o entendimento do mecanismo de ação dos diuréticos, se faz necessário uma breve explicação da fisiologia renal:
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Espironolactona (Aldactone®, Spiroctan®, Diacqua®). Amilorida. Triantereno. Ainda existem o Manitol e a Acetazolamida, que são diuréticos usados apenas em situações específicas, que não serão abordados nesse texto.
Qual a importância do relacionamento intrapessoal no ambiente de trabalho?
Qual é a constelação mais importante do hemisfério norte?
Como saber se vou receber o Auxílio Brasil 2022?
Como foi determinada a quantidade de dias de um ano?
Quem gosta da cor azul significa o quê?
Quanto tempo leva para fechar o útero na gravidez?
O que é fiança bancária e seguro garantia judicial?
O que é trufa negra para que serve?
Como baixar o aplicativo do Detran MG?
Como baixar apps para o Chrome?
Como alterar a ordem de um gráfico Excel?
Quando o organismo não absorve vitamina B12?
Qual o número do hino conta as bênçãos?
Como se apresentar para uma equipe nova de trabalho?
Quantos km por hora atinge um navio cargueiro?