O que é fiança bancária e seguro garantia judicial?

Pergunta de Manuel Cunha em 27-05-2022
(68 votos)

Ambos os instrumentos são muito similares, visam garantir o cumprimento de obrigações assumidas pelo contratante. A principal diferença é que geralmente uma carta fiança é emitida por um banco, ao passo, que um seguro garantia sempre é emitido por uma seguradora regulada pela SUSEP.

O que é o seguro garantia judicial?

O Seguro Garantia Judicial tem a finalidade de garantir os débitos judiciais, substituindo os depósitos em dinheiro, fianças ou penhora de bens, durante um trâmite processual.


Qual a diferença entre seguro garantia e fiança bancária?

Trata-se de um seguro que cumpre o mesmo papel da carta fiança bancária. A diferença está em que na carta fiança bancária o banco entra como fiador, enquanto que no seguro garantia, a seguradora cumpre este papel por meio de garantia estipulada na apólice.

Como funciona uma fiança bancária?

A carta fiança bancária é um tipo de garantia emitida por uma instituição bancária, na qual a mesma cumpre o papel de fiadora em um determinado acordo firmado entre o afiançado e o seu credor. ... A carta de fiança, por sua vez, é o documento que, conforme o Artigo 819 do Código Civil, comprova essa garantia.

O que é uma garantia bancária?

A Garantia Bancária é um documento emitido pelo Banco a pedido do seu Cliente a favor de outrem perante o qual o Banco assume a obrigação de, nos termos do texto da garantia, satisfazer determinadas obrigações se estas não forem cumpridas pontual e integralmente pelo seu Cliente.

Fiança Bancária e Seguro Garantia Judicial na Justiça do Trabalho - Processo do Trabalho


24 curiosidades que você vai gostar

Quais são as garantias pessoais?

São exemplos: o penhor, a anticrese, a hipoteca, a alienação fiduciária em garantia. ... Nessa garantia, os bens pessoais do garantidor são tomados para o cumprimento da dívida do devedor. No Direito Pátrio, dois tipos são expressamente admitidos: o aval e a fiança, que serão destrinchados a seguir.

Quais são os tipos de garantias reais?

Garantia de crédito real: penhor, anticrese e hipoteca

O credor — a quem ele foi dado em garantia em face de insolvência — tem preferência, caso seja necessário vendê-lo para o pagamento de débitos. O Código Civil admite a existência de três tipos de garantias reais: o penhor, a anticrese e a hipoteca.

Quanto custa a fiança bancária?

Caso se trate de uma fiança, o custo da carta provavelmente será o valor mínimo cobrado pela instituição bancária, que é de R$300 a R$500, dependendo da instituição.

Quais as vantagens e desvantagens da carta-fiança?

Agora, com a Carta Fiança Locatícia, você não terá problema algum. Outra vantagem que vale a pena destacar na Carta Fiança Locatícia, é o fato de ajudar na agilização da assinatura e tramites burocráticos. Essa forma de garantia de aluguel tem crescido tanto que existem regras próprias que regem esse tipo de garantia.



Outras questões

Tem como ter cartão adicional Nubank?

Quais são as alianças de noivado?

Como ver o E-mail da Twitch?

O que fazer de diferente nas redes sociais?

Como saber meu plano Pré-pago na Oi?

Como saber o número do meu telefone fixo da Oi?

Quando o MEI é desenquadrado por ato administrativo?

Tem limite de transferência no PIX?

Como saber o número do DRT?

O que se passa na mente de um depressivo?

Como saber se vou ficar bem com cabelo platinado?

Como saber seu ascendente teste?

Como saber o número do meu chip Algar?

Como descobrir o nicho?

Como saber qual partição formatar?

Como inserir um arquivo PDF no Open-office?

Como descobrir meu número residencial?

Como usar a paleta de maquiagem?

Como usar nova atualização do iPhone?

O que quer dizer a palavra consoante?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com