O Tratado de Verdun foi um acordo celebrado entre os descendentes de Carlos Magno no ano de 843, na cidade de Verdun, localizada no nordeste da França, na região de Lorena. Esse documento pôs fim à “Guerra Civil Carolíngia”, dividindo o vasto Império Carolíngio entre seus três netos.
Principais Características A principal característica política administrativa do Império Carolíngio foi a distribuições de terras entre os oficiais e soldados mais leais à realeza, mediante um juramento de fidelidade ao Imperador.
As consequências do Tratado de Verdun Com o Tratado de Verdun há o fracionamento do poderoso Império Carolíngio. Com isso, suas terras são invadidas por normandos, árabes e magiares. Outra consequência é o aumento do poder de duques, condes e marqueses, posto que antes eram figurativos.
Carlos Martel
O Império Carolíngio foi formado a partir da coroação de Pepino, o Breve, em 751, embora se considere que seu pai, Carlos Martel, já era poderoso o suficiente, apesar de não ser rei. Os carolíngios eram uma dinastia que fazia parte do Reino dos Francos e substituiu a decadente dinastia merovíngia.
O Império Bizantino foi uma importante e duradoura organização política, e sua característica mais marcante foi o seu caráter expansionista, tendo em vista que ele abarcou um pedaço da Ásia, da África e quase toda a Europa.
Vejamos as principais características do Império Carolíngio: 1 Distribuição de terras entre nobres leais à realeza 2 Regionalização do poder 3 Administração itinerante da Corte 4 Fortalecimento dos laços de servidão 5 Desenvolvimento rural e agrícola: base da economia 6 Criação de mosteiros, escolas e catedrais 7 Estímulo às artes More ...
A partir do ano 787, foram emanados decretos que recomendavam, em todo o império, a restauração de antigas escolas e a fundação de novas. Institucionalmente, essas novas escolas podiam ser monacais, sob a responsabilidade dos mosteiros; catedrais, junto à sede dos bispados; e palatinas, junto às cortes .
Com efeito, a data histórica para a fundação do império é 25 de dezembro de 800, quando o papa Leão III coroa Carlos Magno como imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Com a desintegração do Império Romano, surgem inúmeros reinos bárbaros, os quais, por sua vez, irão também sofrer com as contínuas invasões bárbaras e muçulmanas. Assim, a Europa fragilizada não consegue se reunificar, uma vez que não haviam de reis cristãos e a maioria dos povos eram pagãos ou convertidos às heresias cristãs, como o arianismo.
Quem preside o casamento religioso com efeito civil?
Como controlar o melasma no rosto?
Quais eventos periodicos eSocial?
A intensidade sismica e calcuoada por?
Qual o papel do inositol trifosfato?
Quais as maneiras que o homem criou para representar o nosso planeta?
Quais são as favelas dominadas pelo TCP?
Quantos quilômetros por litro faz um Uno Mille?
O que significa que uma vidraria foi calibrada a 20 C?
O que fazer quando o CPF está irregular na Receita Federal?
Quais são despesas administrativas?
Qual a diferença de preposição e proposição?
Por que o leite é uma mistura heterogênea?
Quais as soluções presentes no seu cotidiano?
Quanto pesa uma prótese de silicone de 350ml?
O que é um instrumento público de procuração?