As caixas de inspeção devem ser implementadas próximas à rede pública de esgoto, assim como as caixas de gordura, ramais de vasos sanitários e caixas sifonadas. Zonas acidentadas, com declives e angulações, devem conter caixas de inspeção para facilitar a manutenção quando necessário.
Recomenda-se colocar uma caixa de inspeção pouco antes dos despejos nos sistemas individuais de tratamento (fossa, filtro e sumidouro). Assim, caso a rede coletora de esgoto passe a atender aquele local, pode-se isolar o sistema antigo e, a partir dali, ligar ao sistema coletor público.
Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura.
A caixa de gordura funciona como um filtro, que capta a água residual gordurosa, e envia para a rede pública de esgoto “limpa”, sem gordura. A caixa de inspeção, capta e envia água potável para a residência e funciona como um dispositivo para verificação de problemas na rede hidráulica.
Trata-se de um elemento do sistema de esgoto normalmente produzido em concreto, que deve ser encaixado nas tubulações, em pontos críticos de entupimento. A caixa de inspeção facilita o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução, e assim prosseguir sua utilização sem a necessidade de troca.
29 curiosidades que você vai gostar
Como funciona? Na caixa, há um pouco de água que serve como um “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo tubo, cai na água que já está lá dentro e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.
Uma caixa de passagem elétrica serve para armazenar e conduzir mais facilmente os fios de energia, telefone, internet, televisão e outros cabos até residências ou empresas, sem prejudicar o aspecto visual da construção e dispensando o uso de postes e fiações aparentes externas.
A caixa de gordura deve estar ligada diretamente à cozinha, já que ela é responsável por filtrar a gordura despejada na pia. Por outro lado, a caixa de esgoto deve ser instalada próximo aos banheiros e áreas de serviço. O recipiente é capaz de captar a água pluvial, sem esgoto, oriunda destes ambientes.
A função da caixa de passagem de esgoto é justamente evitar que entupimentos ou outros inconvenientes cheguem à rede municipal, causando problemas maiores para a comunidade local.
Caixas de inspeção são elementos que fazem parte do sistema de tratamento de esgoto sanitário. A mesma é instalada com o principal objetivo de fazer uma descontinuação nas tubulações, facilitando assim as operações de limpeza e evitando possíveis obstruções.
Apesar de não obrigatórias, as caixas de gordura são responsáveis pelo acúmulo de toda essa sujeira que escoa, impedindo que chegue até o esgoto.
Por exemplo: Uma caixa com 3,5 metros de largura, com 3,5 metros de comprimento e com 2,5 metros de profundidade (altura), fazendo o cálculo da capacidade deste reservatório, obtém-se o total de 30,6 m³, ou seja, trinta mil e seiscentos litros, atendendo assim a sua necessidade.
“A caixa é assentada sempre sobre uma camada de areia bem compactada, lançada no fundo da vala da rede de esgoto. O solo de reaterro em volta do produto deve ser muito bem compactado para garantir um apoio firme para o porta-tampa”, diz Teruel.
É proibida a instalação da mesma na calçada; 2. A caixa deve ter dimensões mínimas internas de 50 cm x 50 cm, conforme desenho acima. Sua profundidade depende do nível do terreno em relação à via pública, mas deve ter, no mínimo, 50 cm; 3.
Basicamente, há dois tipos de caixa de gordura: as de PVC e as de alvenaria. Caixas de gordura de PVC são menores e ideais para unidade familiar, uma vez que são mais fáceis de limpar e instalar, além de serem mais baratas do que as de alvenaria.
Permite a inspeção, limpeza, desobstrução, junção e mudanças de direção das tubulações externas do esgoto proveniente da edificação. Utilizada em redes enterradas de drenagem até DN 100mm.
Caixa de passagem elétrica de embutir: principais usos
Geralmente, ela fica próximo aos pontos onde existem tomadas, interruptores ou os dois juntos. As caixas embutidas também podem ficar no teto para organizar a instalação e condução dos fios de iluminação da residência.
Tipos de caixa de passagem elétricade embutir na parede;de embutir no teto;com espelho;parafusada com porta;de sobrepor.
Os aparelhos são utilizados para a transmissão e distribuição de energia elétrica.
Utilizadas em residências, restaurantes e indústrias
As caixas de gordura são dimensionadas levando-se em consideração o numero de refeições diárias e o local da sua utilização, conforme fórmula V= (2xN) + 20, onde N é o número de pessoas servidas pela cozinha e V = é o volume em litros, segue exemplo.
Quais as vantagens do correto cadastro de fornecedores?
Como faço para salvar um local no Google Maps?
Para que serve Oração Nossa Senhora do Desterro?
Como desenvolver o autoconhecimento livros?
Tem como se bronzear com secador de cabelo?
Como cadastrar perito no Tj-sp?
Como executar um arquivo JAR no Android?
Como puxar processo criminal pelo nome?
O que é Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores Sicaf?
Como circular uma frase no whatsapp?
Como rotacionar um objeto no Autocad com referência?
Em qual capítulo Helena descobre que Fiona e sua filha?