O trabalho de Enfermagem Psiquiátrica surgiu concomitantemente ao projeto da medicina social que passou a ter interesse pelo corpo individual, pela necessidade de conhecimento e pelo controle e utilização desse corpo como um todo.
A psiquiatria e a enfermagem psiquiátrica surgiram no hospício. O hospício era instituição disciplinar para reeducação do paciente: louco, o alienado; por meio da atuação de um profissional: o médico – alienista, a figura de autoridade a ser respeitada e imitada nesse projeto pedagógico.
Esta Escola é considerada a primeira escola “moderna” de enfermagem. A enfermeira americana Clara Lonis Kieninger foi sua primeira diretora no período de 19.
A enfermagem psiquiátrica passa então a ser um fator de garantias ao tratamento de pessoas. As terapias representavam um alívio ao sofrimento daqueles que necessitavam de atenção básica na área da psiquiatria.
Almeida & Rocha, 1986, apontam que antes desse período as ações de Enfermagem estavam voltadas para o “conforto da alma do doente” e foi a partir da criação dos hospitais, enquanto instituições e locais de cura, que houve a necessidade de profissionais com mais qualificação que “auxiliassem as ações médicas”.
Surgiu, no século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, que teve o mérito de libertar os doentes mentais das correntes. Os asilos foram substituídos, então, pelos manicômios, estes somente destinados aos doentes mentais.
O desenvolvimento da psiquiatra na Alemanha teve grande influência de Emil Kraepelin (1856-1926). Ele criou critérios diagnósticos, a partir de “aspectos essenciais”, para os transtornos mentais, desenvolvendo um sistema nosológico baseado no curso natural da doença.
Marcos da psiquiatria no país 1881: Um decreto do governo cria a cadeira de Doenças Nervosas e Mentais nas Faculdades de Medicina da Bahia e do Rio de Janeiro. 1883: O médico Teixeira Brandão (1854-1921) vira professor de psiquiatria no Rio e é considerado o primeiro alienista brasileiro.
1831: José Martins da Cruz Jobim (1802-1878), pioneiro na psiquiatria, publica o primeiro escrito sobre doenças mentais no Brasil. 1852: É inaugurado o Hospício de Pedro II, o “Palácio dos Loucos”, na Praia Vermelha, Rio de Janeiro. É o primeiro do gênero por aqui.
No século XVIII, Phillippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, propõe uma nova forma de tratamento aos loucos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos manicômios, destinados somente aos doentes mentais.
Compreender a história da enfermagem é um processo fundamental para garantir uma formação de qualidade, afinal, foram os aspectos mais marcantes da sua constituição profissional que possibilitaram o seu exercício técnico atualmente.
Foi com o conhecimento da civilização hindu — que estimulou a produção de bases teóricas sobre o funcionamento muscular, nervoso, linfático e de ligamentos — que a enfermagem começou a se estabelecer como uma profissão mais valorizada, embora não reconhecida cientificamente.
Confira! Como ocorreu a evolução da enfermagem ao longo dos anos? Os primeiros registros encontrados e documentados cientificamente relatam uma enfermagem básica, desenvolvida por meio de conhecimentos empíricos das práticas de saúde.
Qual é a figura mais marcante na história da enfermagem nacional? No cenário nacional, a figura que mais se destaca é Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil em função da sua participação ativa nos cuidados com os soldados feridos durante a Guerra do Paraguai.
Como que funciona um barco a vela?
Como se forma o modo imperativo e afirmativo?
Porque o Homem-aranha tem super força?
Como diferenciar senso comum de conhecimento científico?
Como fazer uma pirâmide de base triangular passo a passo?
Como funciona as hélices de um drone?
Como fazer um bafômetro em casa?
O que se entende da filosofia?
Como funciona um backup incremental?
Como ocorre o incêndio natural?
Como funciona um moinho de água?
Quando se deve fazer alinhamento e balanceamento?
Qual é a característica dos lados do quadrado?
O que era o sistema de parceria estabelecido entre o governo e os imigrantes europeus?
Quantos seguidores precisa para ter apoiador no Facebook?