Nociceptor é um receptor sensorial que envia sinal causando a percepção da dor em resposta a um estímulo que possui potencial de dano. Nociceptores são terminações nervosas responsáveis pela nocicepção. A nocicepção é uma das duas possíveis manifestações de dor persistente.
Os nociceptores são quem detectam as sensações desagradáveis. Tratam-se de terminações nervosas (o final dos axônios) que estão localizadas em todo o corpo. Localizam-se tanto em nossos tecidos externos (pele), como em qualquer parte da nossa fisiologia interna (músculos, intestinos, bexiga, ovários, etc.).
Os nociceptores são receptores sensoriais primários (geralmente estão presentes na pele, articulações e órgãos), e tem como função preservar a homeostasia tecidual e avisar o “perigo”, esses receptores respondem normalmente apenas quando os estímulos são suficientemente intensos para provocar lesão tecidual.
A percepção dolorosa é um alerta de segurança do organismo, porém, depois de recebido o alerta pelo Sistema Nervoso Central (SNC) e interpretado, gerando reações de fuga ou ataque, a própria dor, aciona, ativa o Sistema Modulador que tem a finalidade de neutralizar a percepção dolorosa desagradável.
Transdução. No processo de transdução, a pele, as estruturas subcutâneas, as articulações e os músculos da periferia do corpo humano fazem um importante papel por possuírem nociceptores que, diferentemente dos receptores somatossensoriais, são simplesmente terminações nervosas livres de neurônios.
Esses estão presentes por todo o organismo e são classificados em três subtipos: Receptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão; Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor; Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.
Podemos encontrar três tipos de receptores na pele: os corpúsculos de Pacini ou de Vater-Pacini; os corpúsculos de Meissner e os discos de Merkel.
Chamamos “nociceptor” as terminações das células que detectam sensações de dor e as transmitem para outras áreas do sistema nervoso central. Os diferentes tipos de nociceptores respondem a estímulos mecânicos, térmicos ou químicos, externos e causados pelo próprio corpo.
Eles também são chamados de detectores de estímulos nocivos, uma vez que são capazes de distinguir entre estímulos inofensivos e prejudiciais. Esses receptores estão localizados no final dos axônios dos neurônios sensoriais e enviam mensagens dolorosas para a medula espinhal e o cérebro.
A título de curiosidade, cabe dizer que não são só os seres humanos e os animais que possuem estes receptores sensoriais. Organismos mais simples, como os procordados (um tipo de invertebrado marinho) também têm sua função nociceptiva. Todos nós precisamos destas estruturas como mecanismo de defesa e de conservação.
Eles são ativados através do contato com um estímulo nocivo, como tocar um objeto quente ou fazer um corte na pele. Esses receptores enviam informações sobre a intensidade e o local do estímulo doloroso para o sistema nervoso central. Esses receptores são ativados quando um estímulo causa dano ao tecido ou é potencialmente prejudicial.
Como baixar a testosterona alta no homem?
Quantos dias para ser aprovado na 99 POP?
Como saber se CNPJ e contribuinte?
Quanto tempo demora uma análise do Facebook?
Como furar bola com agulha sem estourar?
Como era a sociedade do Império Bizantino?
Quanto custa um telefone antigo?
Como funcionava o Tribunal da Inquisição?
Como saber a data Ex-dividendos?
Como fazer uma resposta fundamentada?
Como saber o tom vermelho que combina com minha pele?
O que é o pátrio poder na Roma antiga?
Como furar cano de ferro com furadeira?
Quais cidades tem sinal de TV digital?