Como as flores de aceroleira não produzem néctar, não são atrativas para abelhas melíferas (Apis mellifera), sendo sua polinização realizada principalmente por abelhas do gênero Centris (GUEDES et al., 2011).
A aceroleira é eficientemente polinizada por abelhas da tribo Centridini, embora seja visitada por outros grupos de abelhas (Freitas et al. 1999; Oliveira & Schlindwein 2003; Ritzinger et al.
Evite usar inseticidas na cultura para não prejudicar a ação dos polinizadores. A falta de outro pé de acerola nas proximidades, para que haja polinização cruzada, também pode estar influenciando na baixa frutificação da fruteira. Uma segunda aceroleira no ambiente tende a favorecer a polinização das flores.
A planta apresenta inflorescências formadas por duas a seis flores de coloração, que vai do branco ao rosa.
Produção Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.
FLORES DA ACEROLEIRA CAEM ANTES DA FRUTIFICAÇÃO – Toda Fruta. RESPOSTA – O problema pode estar na polinização das flores da planta, cujo processo depende de insetos polinizadores, com destaque para abelhas do gênero Centris spp. ... A ação do vento e da gravidade é dificultada por ser oleoso o pólen da flor da aceroleira.
Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.
As flores da aceroleira são monóclinas, com cálice composto por seis a sete sépalas, corola de cinco pétalas, nove a dez glândulas presentes na base, androceu com dez estames e gineceu com três a quatro pistilos e distribuem-se em cimeiras axilares com 3 a 13 flores nos ramos do ano anterior e do mesmo ano.
A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.
Esta família possui cerca de 63 gêneros e 850 espécies, das quais cerca de 30 espécies fazem parte do gênero Malpighia, com ocorrência principalmente nas regiões tropicais do continente americano (JOLY, 1983; NAKASONE; PAULL, 1998). A classificação botânica da aceroleira é ainda um assunto bastante controver tido.
Outros Estados, como Pará, São Paulo e Minas Gerais, situados nas Regiões Norte e Sudeste, também vêm-se destacando na produção de acerola.
Aceroleira (Malpighia glabra) Aprenda a plantar, cuidar e colher acerola. A fruta com maior teor de vitamina C. O pé de acerola ou aceroleira é um arbusto típico dos trópicos. É de fácil cultivo e dá frutos o ano inteiro.
Além disso, a acerola é rica em antioxidantes, como a vitamina C e a antocianina (pig mento de coloração vermelha presente na casca), e é um alimento de baixo valor ca lórico, características que têm valorizado o produto no mercado e provocado aumento de consumo.
O que é estrutura condicional encadeada?
Quais os músculos que fazem abdução do quadril?
Como funciona o sinal de negócio?
Como cozinhar ovo no microondas rápido?
Como se escreve a palavra corrigir?