As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão. ... Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas.
São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.
As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore ).
Por Amarolina Ribeiro. Graduada em Geografia. As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil.
Depende da rocha original que é metamorfoseada. Por exemplo, uma rocha ultramáfica de fácies xisto azul consiste principalmente em serpentina (antigorita), olivina e magnetita. Como pedra de paisagismo, o xisto azul é responsável por alguns efeitos marcantes e até berrantes.
Suas transformações estão relacionadas à ação combinada da temperatura, pressão litosférica e pressão dirigida sendo aplicadas durante milhões de anos. As rochas são fortemente dobradas e falhadas, sofrem recristalização, apresentando estrutura foliada. São exemplos: ardósias, xistos, gnaisses e anfibolitos.
Como usar o nebulizador Pulmosonic Star?
Como usar peso de perna em casa?
Como passar uma imagem PNG para o celular?
Como transformar uma imagem em 3D no Paint?
Como dar offset no Autocad 2021?
Como fazer o cálculo dos séculos?
Quais os formatos que o CorelDRAW abre?
Como converter dízima periódica?
Qual melhor tipo de desbloqueio do Xbox 360?
Como saber se uma lâmpada brilha mais em um circuito?
Como fazer um cortador de biscoito?
Como converter uma imagem em PDF para o Word?