O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.
A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d'água, que se transforma em umidade. Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas.
Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.
Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% de toda a água do planeta. Eles influenciam o clima e as condições meteorológicas, estabilizam a temperatura, moldam a química terrestre e providenciam um lar para a maior diversidade de espécies do planeta.
O mar por compor mais da metade da superfície da Terra, tem função de regulador térmico devido ao alto calor específico da água. A água absorve grande parte da radiação aquecendo-se lentamente durante o dia e resfriando durante a noite na liberação de energia térmica com ondas de maiores comprimentos (infravermelho).
Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).
Os fenômenos cíclicos climáticos de curto prazo (El Niño e La Niña) e os de médio prazo (Oscilação Decadal do Pacífico) ligam-se diretamente ao comportamento das águas do maior oceano da Terra. Outro exemplo da influência dos oceanos sobre o clima é a grande seca ocorrida na Amazônia no ano de 2005, uma das maiores da história da região.
Ou seja, as correntes marinhas não se misturam com as águas dos locais por onde passam. Por conta dessas peculiaridades, as correntes acabam influenciando todo o ecossistema dos ambientes que percorrem, interferindo na vida marinha, no equilíbrio dos oceanos e mares e no clima
O relevo influencia no clima devido à movimentação ou ao impedimento das massas de ar e sua circulação. As áreas de altitude mais elevada são mais frias do que as de altitude mais baixa, pois as montanhas podem impedir que os ventos com umidade cheguem à região, tornando o clima mais seco.
A altitude é um dos principais fatores que influenciam o clima de uma região. Ouvir: Influência da altitude sobre o clima. A altitude e o clima Existem muitos fatores que influenciam a dinâmica climática, como a latitude, os ventos, as massas de ar, a umidade, as chuvas, a maritimidade e a continentalidade, a temperatura dos oceanos, entre outros.
Como se caracteriza a CME utilizada atualmente?
Qual a inclinação da telha brasilit?
Onde atua um Administrador de Banco de Dados?
Como aumentar a progesterona para engravidar?
Quais são as hipóteses de impedimento e suspeição do juiz?
Quanto tempo depois da relação para saber se está grávida?
Quanto tempo devo esperar para ter outro cachorro?
Qual é a melhor classificação para a articulação do quadril?
Quantos kcal tem 500ml de açaí?
Quais são os dados protegidos segundo a LGPD?
Como tirar o modo leitura do PDF?
Quem tem direito aos 400 reais?
O que significa a palavra suscitar na Bíblia?
O que comer no último dia do ano?
O que diz a Teoria da Evolução de Darwin?