A aplicação da manufatura aditiva no desenvolvimento de produtos possibilitou um processo chamado de prototipagem rápida, onde são feitos modelos para testes de forma mais ágil e à um menor custo. Isso permite realizar mais iterações do projeto e chegar à melhores produtos.
Para a fabricação de uma peça por manufatura aditiva é necessária a obtenção de um modelo em três dimensões da peça, criado por meio do desenho em um software CAD (Computer Aided Design, ou desenho auxiliado por computador), ou ainda por meio de escaneamento por laser.
No entanto, a manufatura aditiva apresenta algumas desvantagens se comparada com a manufatura convencional, tais como a repetibilidade e precisão baixas, altos custos de aquisição, operação e das matérias-primas disponíveis.
O processo de Manufatura Aditiva funciona mediante à realização de um projeto 3D desenhado em um software de desenho digital, que é convertido em objeto físico por uma impressora 3D. Na criação dos itens podem ser utilizados plástico, resina, cerâmica ou metal.
Entre os materiais mais utilizados neste processo são: Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS), Poli Ácido Lático (PLA) e Nylon (BORAH, 2014).
A manufatura aditiva é o conjunto de tecnologias de impressão 3D que permite criar objetos a partir do zero utilizando modelos digitais. Com ela, é possível produzir peças complexas otimizando recursos. ... É cada vez mais comum o uso das impressoras 3D na produção de diversos produtos, com os mais variados materiais.
Desvantagens
Quais as vantagens da manufatura aditiva?
Eles se diferem dos métodos tradicionais de fabricação, como por exemplo a usinagem, que consiste na retirada sucessiva de material de um bloco, sendo esses métodos chamados de processos de manufatura subtrativa. O mercado da manufatura aditiva tem crescido exponencialmente nos últimos anos e espera-se que seja quadruplicado até 2027 [1].
Ao compararmos a funcionalidade das manufaturas aditiva e subtrativa, podemos dizer que, enquanto a primeira permite melhor personalização e construção de objetos complexos, a outra é indicada para criar peças que necessitam ter maior resistência. Estamos vivenciando o futuro da indústria?
No processo de manufatura aditiva de metais, dois tipos de matéria prima são geralmente utilizadas: pó e arame. O pó deve possuir características bem definidas dependendo do processo utilizado.
As ligas metálicas mais utilizadas em manufatura aditiva são aço inoxidável 316L e ligas eutéticas Al-Si (por exemplo, AlSi10Mg).
Quanto tempo de meditação por dia?
O que vender para a terceira idade?
Com quantos anos começa a ejaculação?
Como remover POXIPOL de vidro?
O que provoca hipertireoidismo?
Qual a melhor corretora para compra de Bitcoin?
O que significa sonhar com ex namorado?
Quando o Exército chama para servir 2021?
Para que servem os navegadores?
Quanto tempo deve durar o alongamento?
Como acabar com carrapatos dentro de casas?
O que é sistema de fixação isofix?
Qual o valor do exame coagulograma?
Como bloquear e mail gmail no android?
O que é o método indutivo de Francis Bacon?
Quanto tempo a geladeira deve ficar desligada depois da mudança?