Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia. Já a voz, como a audição começa a se desenvolver por volta da 20ª semana de gestação, pode ser que ele a reconheça mesmo antes de nascer.
A mãe é reconhecida pelo formato do rosto e cabelos. Manter um único “visual” pode ajudar a facilitar a identificação. – Aos 4 meses, finalmente acontece! Ele consegue reconhecer as pessoas mais próximas e estabelecer diferentes relações com elas.
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.
Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.
Portanto, aquele cabelo formado ainda no útero da mãe vai cair totalmente, por volta dos 4 meses de vida, e nascer de novo. Não há motivos para preocupação.
24 curiosidades que você vai gostar
Tais fios, de acordo com o especialista, caem nos primeiros meses de vida e são substituídos pelos ditos terminais (uma prévia de como ficarão os fios definitivos) – o que ocorre até os 2 anos de idade, em média. Por isso, não se assuste: é comum o bebê “perder” os cachos e ficar com o cabelo liso após alguns cortes.
Se a mãe tiver um cabelo liso e o pai tiver cabelo cacheado, ela terá 50% de chances de nascer tanto com os cabelos lisos quanto cacheados. O que determinará sobre qual tipo de cabelo a criança terá, será o gene dominante de cada um, e qual dos dois genes o da mãe ou do pai irá prevalecer.
Outra dica da especialista é avisar o que você vai fazer com o pequeno. Faça perguntas como “vamos ver o que tem dentro dessa fraldinha?”. Dessa forma, o bebê sabe que você o conhece e que tem prazer em cuidar dele. “E isso, para ele, é amor”, arremata Bruder.
O bebê bem estimulado conhece a voz do pai e reconhece essa voz ao nascimento, associando-a ao rosto, o cheiro, o tato. Este vínculo estabelecido durante a gestação é fundamental para o elo psicoafetivo que será amadurecido durante o desenvolvimento.
Por que abacaxi não precisa de acento?
O que são procedimentos especiais de jurisdição voluntária?
Em qual local da Argentina o tango teve sua origem?
Quanto ganha um Biomédico fora do Brasil?
O que é preciso para ser pastor da Assembleia de Deus?
Qual o produto mais valioso do mundo?
O que é o setor de marketing de uma empresa?
Quais os benefícios da carreira militar?
Quais as empresas de telefonia no Brasil?
Como acabar de vez com oxiúrus?
Como se escreve waifu em japonês?
Quando se considera feita a citação?
O que significa inventariar um bem?
Quais as principais características da dança moderna?
O que fazer para deixar os lábios vermelhos?