Em quem tem esse problema, ao consumir glúten, ocorrem danos nas paredes do intestino delgado, provocando dor, inchaço abdominal, diarreia e dificuldade de absorção de nutrientes. No caso da doença celíaca, ocorre uma reação ao sistema imunológico, o que causa um quadro mais grave.
O tratamento para intolerância ao glúten consiste basicamente em excluir o glúten da alimentação durante toda a vida. O glúten pode ser substituído em muitas situações por milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca ou polvilho, por exemplo.
Alimentos alcalinos para melhorar o processo de desintoxicação
Sintomas comuns da alergia a trigo
Em pessoas intolerantes, o consumo desses quitutes pode causar dor, inchaço abdominal e diarreia. A intolerância ao glúten ocorre quando o organismo tem dificuldades ou é incapaz de digerir o glúten. Nesses casos, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando os sintomas incômodos.
Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a dibiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos.
A médica alerta que, para quem não sofre da doença celíaca, cortar totalmente o glúten da alimentação pode predispor a doenças crônicas, como diabete ou doenças cardiovasculares. Além disso, se uma criança não consumir o alimento na infância, pode desenvolver alergia a ele.
Entre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten.
Quem sofre com intolerância ao glúten deve por isso excluir da sua dieta os seguintes alimentos: Pão, macarrão, biscoito, bolo, cerveja, pizza, salgadinhos e qualquer alimento que contenha glúten.
Além disso, quando a intolerância é grave, pode causar a Doença Celíaca, que provoca sintomas mais fortes e frequentes de dor abdominal e diarreia. Esta alergia ao glúten pode surgir em crianças e adultos, e acontece devido à incapacidade ou dificuldade em digerir o glúten, que é uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada, ...
O glúten pode ser substituído em muitas situações por milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca ou polvilho, por exemplo. Ao retirar o glúten da dieta, os sintomas podem desaparecer em poucos dias ou semanas.
Sensibilidade ao glúten não celíaca No caso da sensibilidade ao glúten não celíaca, o alimento que contém glúten também não é bem aceito pelo organismo, mas nela não ocorre um impacto tão grande como no caso da doença celíaca. Essa sensibilidade é mais um desconforto, sendo que os sintomas estão basicamente relacionados ao processo de digestão.
Como uma releitura pode ser feita?
Como fazer uma radiografia do dente?
Qual é a reação do ozônio com CFC?
Como fazer problematização do tema?
Quais eram os objetivos do Conde D Henrique para o Condado Portucalense?
O que acontece se não entregar o portfólio da Unopar?
Como está o consumo de agrotóxico do Brasil em relação ao mundo o consumo no Brasil é de?
Como faz um ângulo de 30 graus?
Quando Collor foi eleito senador?
O que é fazer uma releitura de uma imagem?
Qual a importância do controller para a estratégia da organização?
Porque o Coringa tem um corte na boca?
Como liberar o portão pelo interfone?