E, ao contrário do que muita gente imagina, as informações da internet não são transmitidas somente por satélites que orbitam a Terra, mas por uma gigantesca rede de backbones submarinos que cruza os oceanos de nosso planeta.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
95% dos dados transmitidos pela internet são pelo fundo do mar, através de cabos submarinos. Funciona basicamente como na superfície da terra – por fibra óptica – onde os cabos são levados do ponto inicial ao final com ajuda de repetidores ao longo do caminho para reduzir a perda de sinal.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é uma estrutura multissetorial responsável por coordenar e integrar as iniciativas relacionadas ao uso e funcionamento da Internet no Brasil.
Globalmente falando, derrubar a internet é impraticável: a rede é tão ampla, ramificada e descentralizada que não existe um botão para iniciar ou "resetar" o fluxo de dados que jorra por mais de 1,2 milhão de quilômetros de cabos submarinos conectando os continentes.
Para chegar até o consumidor final, o que se usa são os cabos, sendo a linha telefônica e a fibra óptica as principais opções. Os cabos vão da rua para dentro das casas, chegando nos roteadores que são responsáveis por distribuir o sinal para os dispositivos da casa.
E isso tudo acontece na base do acordo, que é como funciona a internet: todos precisam concordar em seguir as mesmas regras. Há anos, o Brasil já faz parte dessa rede mundial de redes de computadores, que no total, liga quase 40 milhões de pessoas no país.
Este caminho passa por quatro passos principais, sempre identificados por um endereço de IP: o Backbone, o provedor de acesso, o provedor de serviço e o usuário final. Primeiramente vamos conhecer o ponto inicial de referência da Internet, o setor que interliga todos os pontos da rede: o backbone.
A verdade é que o funcionamento da internet não é tão simples e fácil quanto conectar-se a ela. Ao mesmo tempo em que você está conectado, outras bilhões de pessoas também estão conectadas a bilhões de outras coisas. E isso tudo acontece na base do acordo, que é como funciona a internet: todos precisam concordar em seguir as mesmas regras.
Relevância, ou seja, um motivo para acessar a internet, como o consumo de conteúdo disponível em uma língua primária; Preparação, a capacidade de acessar a internet, que depende da aptidão, compreensão da estrutura e da aceitação cultural de determinada população em relação à rede.
O que é sustação ou revogação?
O que precisa haver entre os meios para ocorrer a passagem de substâncias?
Qual o valor da CIDE na gasolina?
Quais as partes constituem um trilho?
Como emagrecer com manta termica?
Para que serve propranolol creme?
Quando surgiu As atividades lúdicas?
O que acontece se beber 4 litros de água?
Como conservar alface fresca por mais tempo?
Quanto de arroz para 30 pessoas?
Quanto pesa um metro cubico de brita?