A gravidez não planejada pode trazer uma carga emocional, psíquica, e social para a via em desenvolvimento da adolescente, contribuindo para alterações no seu projeto futuro de vida. “A instabilidade econômica contribui para uma reação em cadeia.
A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
Existem evidências do abandono escolar, por pressão da família, pelo fato da adolescente sentir vergonha devido à gravidez, e ainda, por achar que "agora não é necessário estudar". Pode haver também rejeição da própria escola, por pressão dos colegas ou seus familiares e até de alguns professores.
Além de se alimentar de forma equilibrada, descansar e não carregar nada mais pesado do que o bebê, também é preciso observar o sangramento, a situação das mamas, a contração do útero. E o mais importante: ir em todos os retornos médicos solicitados.
Estresse, depressão e ansiedade são problemas sérios e que podem prejudicar a formação do bebê e causar problemas para o resto da vida. Uma pesquisa publicada pela JAMA Pediatrics afirma que sintomas depressivos e/ou ansiosos das mães influenciam diretamente a densidade da substância branca das crianças.
A gravidez na adolescência pode trazer alguns problemas para a mãe e o filho, pode acontecer a hipertensão, anemia, desigualdade no tamanho do feto e da bacia da mãe, o parto pode ser prematuro e cesáreo.
PROJETO DE INTERVENÇÃO: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO SOCIAL Santa Inês-Ba 2014/2015 1. INTRODUÇÃO A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população Santineense.
Dessa forma, é que o projeto GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UM DESAFIO SOCIALtorna-se essencial para que sejam abertas as discussões acerca do problema aqui exposto, pois através da realização de palestras buscaremos a sensibilização dos alunos e convida-los a refletir sobre as consequências de uma gravidez indesejada. 2. JUSTIFICATIVA
A relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias consequências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, é verificada cada vez mais em nossa cidade. A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da cidade tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação por parte da escola e do município.
Dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento de competências e adaptações de comportamentos biopsicossocialmente saudáveis. Palavras-chave: gravidez na adolescência, gravidez não planejada, gravidez indesejada, impactos da gravidez na adolescência. 1. INTRODUÇÃO
Para que serve o médico oftalmologista?
Quem mora em Rio Branco e O Quê?
Qual a diferença entre loja virtual e loja online?
Quais as características de uma mãe narcisista?
Como se chama o amor sem interesse?
Qual o nome da turma do Bananinha?
Como se chama a mulher de um cowboy?
O que significa a palavra sovaco?
Onde são produzidas as células reprodutoras dos seres humanos?
Como se chama cuscuz no Rio Grande do Sul?
Como é chamado o Ministério Público nos Estados Unidos?
Quais são os primeiros procedimentos para uma pessoa que apresenta entorse no tornozelo?