A Geografia oferece uma enorme possibilidade de integração. Um dos principais aspectos que permitem o desenvolvimento de um intercâmbio entre a Geografia e as outras disciplinas é o fato de a mesma ter como objeto de estudo o espaço geográfico, construído ou natural.
Geografia física
Biogeografia | Climatologia & paleoclimatologia | Geografia ambiental & Gestão ambiental |
Geodésia & Topografia | Geomorfologia | Hidrologia & Hidrografia |
Ecologia de paisagem | Oceanografia | Paleogeografia |
Na abordagem interdisciplinar, os conceitos geográficos, como espaço, lugar e paisagem, são contextualizados no viés de outras disciplinas de forma com que o aluno perceba as mudanças ocorridas no espaço geográfico, despertando assim, o sentimento de buscar alternativas sustentáveis para contribuir para um mundo melhor ...
Para tais estudos, trabalha em conjunto com outras áreas do conhecimento, como química, geologia, matemática, história, física, astronomia, antropologia, biologia e ecologia. Por meio da troca de conhecimentos, consegue aprofundar estudos sobre o espaço terrestre em suas vertentes física, biológica e humana.
A Geografia Humana divide-se em categorias, como Geografia Urbana, Geografia Rural e Geografia Econômica. ... → Geografia Física: estuda a dinâmica da Terra e dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A Geografia Física divide-se em categorias, como Climatologia, Geomorfologia, Geografia Ambiental e Hidrologia.
A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. É no espaço geográfico que se estabelecem as relações humanas.
Para tais estudos, trabalha em conjunto com outras áreas do conhecimento, como química, geologia, matemática, história, física, astronomia, antropologia, biologia e ecologia. Por meio da troca de conhecimentos, consegue aprofundar estudos sobre o espaço terrestre em suas vertentes física, biológica e humana.
A Geografia, ao trabalhar noções e conceitos da natureza e da sociedade, pode articulá-los por meio da interdisciplinaridade, pois o homem como animal faz parte da natureza em que vive, lutando permanentemente com ela, transformando-a de acordo com seus interesses.
A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se de categorias para basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado.
Dentre os inúmeros conteúdos estudados na Geografia, alguns possuem ligação com a História, tendo em vista que se faz necessário analisar as evoluções ao longo do tempo, das técnicas, tecnologias, relações sociais, além das profundas alterações ocorridas no espaço geográfico.
É preciso lembrar, no entanto, que essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum. Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência, mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.
O estudo das coordenadas geográficas possibilita o entrosamento entre a Geografia e a Matemática. Existe, no meio escolar, uma grande tendência de integração entre as disciplinas curriculares. A Geografia oferece uma enorme possibilidade de integração.
Quantos habitantes vai ter o Brasil em 2030?
Qual é a finalidade do recurso?
Quanto tempo dorme um bebe de 3 meses?
O que é a velocidade instantânea?
Quais são os tipos de arquivos que existem?
Qual é a espessura normal da córnea?
O que é bário na tabela periódica?
O que calopsita não pode comer?
Quanto mede a estatua da liberdade?
Quando se usa há em uma frase?