O homem, de acordo com o filósofo, é político por ser racional e a ética e a política é que garantem aos homens a racionalidade. Na visão de Platão, a política é uma arte para qual nem todos os homens estão aptos.
A ética, segundo Platão, deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim. Por exemplo, a justa medida entre o prazer e a inteligência, é por meio deste equilíbrio que as ações humanas atingem o bem.
Ele defende que os cidadãos deveriam se dividir em três classes: as pessoas comuns, os soldados e os guardiões. Apenas esses últimos poderiam exercer o poder político. Segundo o pensamento platônico, para afastar o mal era necessário conhecer e respeitar a justiça.
Ética busca determinar o que deve ser feito por indivíduos, enquanto a Política visa à determinação do que o governo de um Estado ou uma sociedade política deve fazer e como deve se constituir, - incluindo, sob a última, todas as questões quanto ao controle sobre o governo que deveriam ser exercidas pelos governados.
São exemplos de valores políticos: Justiça, equidade, Transparência, . São exemplos de valores éticos: Amparo, Integridade, Franqueza, Respeito, Honestidade. Princípios éticos são necessários a boa convivência em sociedade. São valores que geralmente não se aprendem na escola, mas com situações reais.
45 curiosidades que você vai gostar
A política está relacionada a tudo aquilo que diz respeito às influências que as pessoas exercem mutuamente entre si, ainda que não estejam institucionalizadas. Os fatos sociais dizem respeito aos condicionamentos aos quais as pessoas estão submetidas, podendo ou não compreender a totalidade das experiências pessoais.
Nessa forma de governo era a aristocracia — palavra grega para "o governo dos melhores" — onde uns poucos passariam a vida se preparando para a liderança: eles ficariam encarregados de dirigir a República, para que pudessem tomar decisões sábias para a sociedade.
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.
O idealismo platônico é o que há de mais marcante em sua obra. Com base na noção de que o conhecimento das Ideias ou Formas puras, imutáveis e perfeitas é o único conhecimento verdadeiro (obtido pelo intelecto), o filósofo afirmou que o nosso conhecimento sobre a matéria (obtido pelos sentidos) é enganoso.
Como escrever o resumo de uma reunião?
Quais os tipos de biotipo corporal?
Como saber a classificação de um livro Capes?
Como saber se eu gosto dele de verdade?
Como tirar relatório do eSocial?
Qual a importância do amor próprio?
Como consultar o ISSN de uma revista?
Como fazer um sumário de um artigo científico?
Quantas pessoas morrem de ataque cardíaco por dia no Brasil?
O que deve conter em um procedimento operacional padrão?
Qual a diferença entre estar contido e pertence?
Como ficam as férias com a MP 927?
Como saber se você e não binário?
Como fazer um relatório estatística?
Como o conceito de paisagem contribui para o desenvolvimento do projeto de paisagismo urbano?