Como funciona a bússola? O principal mecanismo da bússola é a sua agulha magnetizada, que funciona como um ímã. Esse pequeno ímã interage com o campo magnético do planeta Terra, formado em decorrência da composição interna do planeta, e faz com que ele próprio se comporte como um ímã gigante.
A bússola possui uma agulha magnética que se alinha de forma precisa com o campo magnético terrestre. O objeto permita indica a direção de referência que são pontos cardeais são norte, sul, leste e oeste. Ela é composta por: Base – parte transparente, geralmente feita de material plástico.
Segure a bússola horizontalmente à sua frente com a direção da seta apontando para longe de você. Use a seta para guiá-lo ao destino. Posicione seu corpo até que a ponta norte da agulha magnética esteja alinhada com a agulha de orientação; assim, você estará devidamente orientado para o destino do mapa.
Um ímã, como a agulha da bússola, possui dois polos magnéticos, norte e sul. Quando o campo magnético de dois ímãs naturais interagem, o polo sul de um ímã é atraido pelo polo norte do outro e vice e versa. Da mesma forma, polos iguais se repelem.
A agulha, que pode girar livremente, sempre aponta para o norte. O pivô é colocado sobre o desenho de uma rosa-dos-ventos, que mostra os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Para usar uma bússola é preciso alinhar a agulha com a direção norte. A partir daí, é possível saber todas as outras direções.
35 curiosidades que você vai gostar
Polos magnéticos
Quando a agulha imantada de uma bússola alinha-se ao campo magnético da Terra, o polo norte da agulha aponta para a região norte do planeta e o polo sul do ímã da bússola aponta para a região sul do planeta.
Os polos magnéticos correspondem aos pontos de um ímã para onde as linhas de indução magnéticas partem e para onde convergem, formando um campo magnético. Esses polos são chamados de polo sul e polo norte do campo magnético.
As bússolas trabalham com base no magnetismo, veja o processo de funcionamento: - O imã se encontra no ponteiro das bússolas, este imã estabelece ao seu redor um campo magnético; - quando o imã é situado em um campo de outro imã este tende a se alinhar ao campo de referência; Não pare agora...
Quando o ímã é movimentado, introduzindo-o e retirando-o da bobina, a agulha da bússola muda de direção. Quanto mais rápido é o movimento do ímã, maior a mudança de direção sofrida pela agulha da bússola.
Seu funcionamento se baseia na interação das cargar magnéticas da sua agulha com as linhas magnéticas da Terra. ... Se a agulha da bússola puder girar livremente e sabendo que pólos opostos se atraem, o polo norte da bússola é atraído pelo sul magnético da Terra.
A agulha de uma bússola movimenta-se quando colocada próxima a um fio com corrente elétrica, devido a outro campo magnético ao redor do fio. O movimento da agulha indica ação de uma força (outro campo magnético) sobre ela, atuando na direção perpendicular ao fio, quando existe corrente elétrica.
Após diversos estudos, verificou-se que a corrente elétrica produz um campo magnético proporcional à intensidade da corrente, isto é, quanto mais intensa for a corrente elétrica que percorre o fio, maior será o campo magnético produzido a sua volta.
Para detectarmos se o campo magnético foi criado, podemos utilizar uma bússola como aparelho de teste. Portanto, se o campo magnético foi criado, ao se aproximar o prego da bússola, sua agulha defletirá de sua posição de repouso.
O que causa o magnetismo
O magnetismo ocorre quando pequenas partículas, chamadas elétrons, comportam-se de determinada maneira. Todos os objetos do universo são formados por elementos chamados átomos, os quais, por sua vez, são formados por elétrons e outras partículas (nêutrons e prótons).
Quando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
No século 15, a utilização da bússola facilitou a vida de quem precisava chegar a lugares distantes e desconhecidos. Foi a era dos grandes descobrimentos. O instrumento precisa de pouca tecnologia para funcionar: uma agulha magnetizada é influenciada pela ação magnética dos polos da Terra e indica sempre o Polo Norte.
O Polo Norte fica no meio do Oceano Ártico
O Oceano Ártico que envolve o Polo Norte é um ambiente extremamente frio e escuro, pois a incidência do Sol nessa região da Terra é muito baixa.
A cada quilômetro de altitude a temperatura cai 6°C. Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.
Todo ímã tem um pólo norte e outro sul, sendo que os opostos se atraem. Por isso, o pólo norte magnético da bússola (ponteiro pintado) aponta para o pólo sul magnético do planeta que, por coincidência, está perto do pólo norte geográfico da Terra.
Essa relação é representada pela regra da mão direita: o polegar da mão direita indica o sentido convencional da corrente elétrica; e os outros dedos, ao envolverem o condutor por onde passa a corrente, dão o sentido das linhas de campo magnético.
Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.
Encontre o norte magnético com sua bússola.
Se ela tiver uma seta de direção (a linha-de-fé, normalmente uma seta vermelha e fina na parte inferior da bússola), aponte-a para a frente. Observe o movimento da agulha da bússola. Quando a agulha parar de se mover, observe a direção para a qual a agulha estiver apontando.
Isto faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã, por isso acba atraindo o clipe. Na verdade criamos um eletroímã, porque o magnetismo dele é produzido pela corrente elétrica.
Quando uma corrente elétrica passa pelas espiras da bobina, cria-se um campo magnético, o qual faz com que os imãs elementares do núcleo de ferro se orientem, ficando assim imantado e, consequentemente, com a propriedade de atrair outros materiais ferromagnéticos.
Ligue uma pilha à outra em série. Conecte as extremidades do fio às pilhas, sendo uma em cada polo. O eletroímã está pronto. Espalhe os pregos pequenos sobre uma superfície e passe o eletroímã sobre eles e verá que os preguinhos serão atraídos pelo dispositivo.
O que é sensoriamento remoto exemplos?
Como usar memória externa no PC?
Como garantir o direito de conhecer na educação infantil?
Como fazer o georreferenciar no AutoCAD?
Para que serve a essência do Uirapuru?
Como os rins regulam a pressão arterial dos organismos?
Como gerar o código de acesso do Simples Nacional?
Quais são as principais fontes de poluição da água?
Como untar a forma com papel alumínio?
Como georreferenciar um projeto no AutoCAD?
É bom levar um notebook para a faculdade?
Qual a melhor forma de gastar dinheiro?
Como garantir a segurança nas escolas públicas no Brasil?
Como garantir os direitos de aprendizagem na educação infantil?
Para que serve o perfume poção do amor?