A afetividade é como um recurso de motivação na aprendizagem do aluno, sendo assim, contribui no desenvolvimento das emoções que se evidenciam dentro da sala de aula. ... se a criança está ao sabor de suas emoções, ela não tem condições neurológicas de controlá-las” (1999, p. 3-7).
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Em meio à pandemia as crianças ficam mais sensíveis e inquietas é importante que o professor se comunique com ela de formas diferentes, como perguntas sobre a alimentação, família, amiguinhos dentre outros, é importante também que a criança tenha um espaço agradável para que isso seja possível.
A afetividade no ambiente escolar favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que o professor compromissado com a educação não apenas transmite conhecimento, mas também escuta seus educandos, promovendo, assim, uma relação de troca.
Segundo esta perspectiva teórica, a evolução da afetividade depende das construções realizadas no plano da inteligência, assim como, a evolução da inteligência depende das construções afetivas. Assim, a dimensão afetiva está sempre presente afetando o processo de ensino-aprendizagem e sendo este sempre afetado por ela.
A afetividade é uma ferramenta fundamental no processo educativo, influenciando diretamente no cognitivo do educando e contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Esta auxilia no desenvolvendo intelectual dos educandos, ajudando-os a se reconhecerem como indivíduos autônomos.
O afeto do adulto influencia não apenas o temperamento e a personalidade da criança, mas também impacta seu crescimento cognitivo. É importante concatenar as relações afetivas com outros aspectos do desenvolvimento infantil, como o físico, o cognitivo e o social.
Freire (1996, P. 159), a afetividade é a base ou o começo para o aprendizado. Estimula o aluno a compreender as aulas, a se sentir motivado aos novos conhecimentos e a interagir com os professores e colegas.
A afetividade no ambiente escolar favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que o professor compromissado com a educação não apenas transmite conhecimento, mas também escuta seus educandos, promovendo, assim, uma relação de troca.
Ao abordar esse tema, procure enfatizar que o desenvolvimento da capacidade cognitiva depende do estabelecimento de vínculos afetivos e sociais fortes e positivos. Um recurso efetivo para comunicar a importância do afeto ao desenvolvimento da criança é o storytelling (contar histórias).
RESUMO: Este estudo trata da contribuição da afetividade no desenvolvimento da criança que está inserida na educação infantil.
“A relação afetiva com a criança não tem momento certo. Ela vai acontecer durante toda a rotina, em todos os momentos, na observação, na atenção dada ao que a criança diz e no respondê-la bem”, explica Tágides Mello.
Sabe-se que a afetividade na educação infantil pode potencializar o desenvolvimento e a relação da criança no ambiente escolar, o que contribui de forma significativa para a formação dela.
Qual foi o primeiro país a se tornar independente?
Quanto tempo demora transferencia bancaria paypal?
Qual é o limite do cartão do Mercado Pago?
Quais são os fatores que influenciam o preço da energia elétrica?
Como saber qual o DNS que estou usando?
Quanto posso levar em dinheiro para os estados unidos?
Como é aparelho Dentario estético?
Quais são os principais problemas do hardware?
Como ocorre o processo de fabricação mecânica por forjamento?
Quantas calorias tem 100g de macarrão alho e óleo?
Qual o volume do som ambiente?
Qual a importância de estratégias de marketing?
Qual o exame para saber de gordura no fígado?