Ouça em voz altaPausarOs benefícios do PMI para a iniciativa privada De um lado, a administração pública ganha ao estimular um procedimento que preza pela transparência. Afinal, o PMI se trata de uma fase prévia à licitação e, por isso, garante que o objeto do investimento seja de conhecimento público desde o início.
Ouça em voz altaPausarA negociação privada na aquisição desses serviços tende a reduzir seus custos e a elevar sua qualidade. Nessa modalidade de relacionamento contratual, o setor privado projeta e constrói infraestrutura, entregando-a para o setor público em um estágio em que esteja pronta para operar.
Ouça em voz altaPausarA diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma. Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.
Ouça em voz altaPausarO setor privado é o conjunto da atividade econômica que não está controlada pelo estado. Enquanto no setor público o protagonismo está nas mãos do estado, no setor privado a empresa é o elemento fundamental.
Ouça em voz altaPausarA inovação na gestão pública representa um amplo campo de possibilidades, seja pela ruptura com a forma de desenvolver política pública, ampliando acesso e direitos a bens públicos, democratizando a gestão, conferindo transparência à administração; seja pela ruptura com as práticas políticas existentes, marcadas pelo ...
Ouça em voz altaPausarPara enfrentar essas dificuldades, inovar é preciso, especialmente no setor público. O estímulo à inovação passa por uma mudança de postura e cultura institucional. Para essa mudança é necessário o envolvimento do servidor público, de forma motivada, na criação e institucionalização desse ambiente inovador.
Ouça em voz altaPausarA inovação no setor público é um fator primordial para a melhoria dos serviços prestados. ... Por isso, um gestor público deve priorizar o aperfeiçoamento dos serviços por meio da tecnologia da informação e comunicação. Pensar em inovar como criar algo não é o suficiente para suprir as carências da sociedade.
Ouça em voz altaPausarOs principais objetivos da Administração Privada são a rentabilidade, a competitividade e a integração, para promover o desenvolvimento da organização e o benefício de pessoas específicas, como os proprietários ou gestores e os funcionários.
Ouça em voz altaPausarAdministração de Empresas é uma formação para quem quer conhecer como funciona uma empresa privada, suas áreas funcionais. Já na Administração Pública você vai entender mais dos órgãos públicos, política, economia e tudo que se refere às empresas públicas.
Quando se fala em eficiência na administração pública, significa que o gestor público deve gerir a coisa pública com efetividade, economicidade, transparência e moralidade visando cumprir as metas estabelecidas.
Na Gestão Pública, a eficiência se mede pelo alcance de metas públicas. Já no setor privado, pelo aumento das receitas, crescimento da empresa e redução de custos. As fronteiras demográficas são bem definidas na Gestão Pública.
No âmbito da gestão pública é fundamental ser eficiente, pois os serviços públicos devem atender de maneira satisfatória a coletividade. Nos dizeres de Celso Antônio Bandeira de Melo: "Quanto ao princípio da eficiência, não há nada a dizer sobre ele. Trata-se, evidentemente, de algo mais do que desejável.
O controle externo da administração pública compreende primeiramente o controle parlamentar direto, o controle pelo tribunal de contas e por fim o controle jurisdicional. São órgãos externos que fiscalizam as ações da administração pública e o seu funcionamento.