A caravela-portuguesa é o único organismo em colônia heteromorfa, no grupo dos cnidários. Ou seja, são seres que vivem em colônia, isto é, estão conectados anatomicamente e não sendo um único ser. E são divididos em duas partes: região subnatural e região natural, as duas estando opostas.
Fascinantes, coloridas e perigosas, as caravelas-do-mar são colônias flutuantes de cnidários. Um segundo grupo de pólipos, conhecidos como domonoctozooides, forma os tentáculos das caravelas cujas funções principais são alimentação e proteção.
Tratamento
Para queimaduras por água-viva em águas não tropicais e para picadas de corais, pode-se usar água do mar para limpar.
Para queimaduras por água-viva em águas tropicais, pode-se usar vinagre seguido de água do mar para limpar. ...
Para picadas de caravela portuguesa, pode-se usar água salgada para limpar.
E se as Caravelas-portuguesas têm muitas possíveis presas, não tem tantos predadores. Os poucos conhecidos são a tartaruga-comum, o caracol-violeta e a lesma-do-mar azul, que são, obviamente, imunes às toxinas da Caravela-portuguesa.
Pode ser fatal, mas é raro
No geral, isso tudo só vai perturbar bastante — a não ser que você tenha problemas cardíacos ou seja alérgico ao veneno, o que poderia causar um choque anafilático e levar à morte.
27 curiosidades que você vai gostar
Contudo, embora apresentem riscos, as caravelas-portuguesas não atacam pessoas nas praias, apenas liberam toxinas em caso de contato físico, acidentalmente, o que podem causar queimaduras químicas de até 3º grau e uma forte coceira.
Capturam alimentos pelos tentáculos, que podem chegar a 20 metros. Na média, os tentáculos medem cerca de 30 centímetros, na maioria das caravelas-portuguesas. O veneno que expelem paralisa e até mata os alimentos capturados.
Segundo o biólogo marinho Alex Ribeiro, coordenador do Aquário de Santos, cada caravela (Physalia physalis) é uma colônia de indivíduos, com tentáculos utilizados para capturar presas. “Eles soltam uma toxina paralisante, que continua ativa mesmo fora d água.
Colônia: é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie trabalham em prol do sucesso da unidade. ... Como exemplo de colônia, podemos citar os corais e a caravela-portuguesa.
Segundo o especialista em animais aquáticos peçonhentos Vidal Haddad Júnior, as águas-vivas são transparentes e raramente visíveis quando estão na água. Já as caravelas apresentam uma bolsa púrpura ou avermelhada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível.
Sintomas de ferimentos por água-viva
Entre eles, podem ocorrer: dificuldade para respirar e engolir, dor no peito e de cabeça, câimbras, erupção cutânea, náuseas e vômitos.
Em alguns casos raros, podem surgir bolhas. Tais efeitos são uma reação tóxica e alérgica ao veneno que age na pele. Já os sintomas mais graves são dificuldade para respirar e engolir, dor no peito, cefaleia, câimbra, náusea e vômito. Ou até arritmia, edema de glote e choque anafilático.
O que fazer em caso de queimaduras por águas-vivas e caravelas:
A vítima deve manter a calma e sair da água o mais rápido possível.
Não se deve tentar remover os tentáculos aderidos com as próprias mãos.
Em terra, faça a remoção cuidadosa dos tentáculos aderidos à pele, sem esfregar a região atingida.
A caravela é um tipo de embarcação usada pelos portugueses durante a Era dos Descobrimentos, nos séculos XV e XVI.
Onde vive a caravela-portuguesa? É uma espécie encontrada em regiões de águas quentes, tropicais e subtropicais, de todo o oceano, desde 55°N a 40°S. Principalmente na região do Golfo do México, Mar do Caribe, Mar de Sargaço, da Corrente do Golfo.
Vejamos. As caravelas, cujo nome científico é Physalia Physalis, contam com tentáculos que podem chegar a até 40 metros de comprimento e dois de diâmetro – aliás, o nome “caravela” ou “caravela portuguesa” deve-se à semelhança desse animal com a embarcação do mesmo nome, que chegava a ter 25 m de comprimento.
Caravela x Água-viva
O que diferencia a caravela da água-viva pequena é o fato da primeira possuir tentáculos que podem chegar a até três metros de comprimento. ... “É um animal perigoso porque os tentáculos longos podem gerar lesões maiores e, em geral, machucados com mais de 20 cm tendem a ser mais grave”, completa.
Habitat e distribuição
O habitat favorito deste organismo são os oceanos indiano e do Pacífico, bem como no mar do Caribe. Pode ser encontrada em menor grau no mar Mediterrâneo.
Nos porões das caravelas, comerciantes portugueses, genoveses e venezianos transportaram toneladas de mercadorias das Índias para a Europa, obtendo fabulosos lucros. Os espanhóis usaram as caravelas para transportar o ouro e a prata que retiraram do continente americano no século XVI.
A maior parte das pessoas que sofrem este tipo de queimaduras, se as tratar corretamente, pode nem necessitar de ir ao hospital.
Retirar os tentáculos. ...
Aplicar vinagre branco. ...
Colocar o local em água quente. ...
Aplicar compressas de água gelada.
pele clara e cabelos loiros ou ruivos; proximidade com a água, areia ou neve, pois os raios são refletidos e a exposição é mais intensa; exposição ao sol entre 10h-15h, quando há uma maior intensidade de radiação UVB.
Quando as células da água-viva recebem o estímulo químico ou físico (contato) de um corpo estranho, os cnidócitos se abrem. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
Queimaduras de primeiro grau (leve)
O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.
— Não usar água doce para limpar a região queimada, para evitar que a toxina se espalhe. — Lavar com água do mar. — Procurar um posto de guardas-vidas. — Aplicar vinagre de uso doméstico na zona afetada.
No cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de água viva, especificamente nas passagens do Apocalipse (Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1), assim como no Evangelho de João. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo .
A água-viva-caixa-australiana é considerada a criatura mais perigosa do mundo e pode ser encontrada principalmente em regiões da Austrália e da Ásia.
A água-viva e medusa são a mesma coisa. A diferença é que uma água-viva adulta recebe o nome de medusa. ... Embora sejam parecidas, as água-vivas, medusas e caravelas apresentam diversas semelhanças, dentre eles: águas-vivas,caravelas e medusas se alimentam de pequenos crustáceos, algas e zooplancton.
Medusa é akela água viva,ou seja um organismo,ja a caravela são varios micro-organismos q trabalham em conjunto ou seja comunidade essa é a principal diferença alem do formato,com medusas na forma d "balão " e as caravelas como o próprio nome diz na forma d caravela.
O nome vespa do mar é enganador porque a criatura não é realmente uma vespa ou inseto. É uma água-viva. O “sino” desta água viva pode ficar tão grande quanto uma bola de basquete com até 60 tentáculos pendurados até 4 metros, o que é muito bom tamanho para uma água viva.
As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.
Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.
A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. O presente artigo abordará apenas as relações interespecíficas que ocorrem entre seres de diferentes espécies.
De acordo com Szpilman, a “invasão” de águas-vivas acontece porque é verão, época de reprodução de muitas espécies desses seres invertebrados, e isso gera aglomerações de fêmeas e machos. Basta uma corrente mais forte para empurrá-los para uma determinada região ou praia, gerando a tal “epidemia”.
Não pode passar água doce e nenhuma outra substância, como bebida alcoólica ou urina. Águas-vivas e caravelas não atacam as pessoas, os acidentes acontecem quando por algum motivo, encostam-se nos banhistas e, neste momento, liberam substâncias na pele que causam o envenenamento, popularmente conhecido como queimadura.
Qual é o tempo de trabalho da aeromoça?
Qual o valor da multa de excesso de peso na Balança?
Quem tem hérnia oq não pode fazer?
Qual a emoção é mais difícil de se controlar?
Quais dívidas caducam após 5 anos?
Quanto à taxa Selic rende ao mês?
Como o som de um instrumento musical chega até nós?
Como imprimir PDF em tamanho grande em várias páginas a4?
Onde colocar as fotos da família?
Como ter armazenamento no iCloud grátis?
O que é uma estrutura de concreto?
Quais são os principais fatores que acarretam a degradação ambiental no Brasil?