A partir de 37 semanas, o bebê estará pronto para nascer.
É sabido que, quando se chega às 37 semanas, o bebê já está “pronto para nascer”, pois a parturiente entra num período chamado “gestação a termo”, ou seja, o feto já está preparado para vir ao mundo a fim de diminuir suas complicações perinatais.
Parto prematuro na semana 36
Às 36 semana, a mãe e o bebé já estão na etapa finail da gravidez: se nascer nesta semana, o bebé ainda é considerado um "bebé prematuro tardio". O bebé agora mede cerca de 47 centímetros e pesa entre 2,75 e 2,9 kg.
Embora não seja considerado um parto prematuro, o parto com 37 semanas também apresenta alguns riscos ao bebê. Porém, esse risco aumenta ainda mais quando trata-se de um parto cesariana eletivo, que acontece quando o médico agenda uma data para retirar o bebê do útero.
Pontualidade é a palavra de ordem para um nascimento seguro e saudável: entre 37 e 42 semanas de gestação, mas, preferencialmente, de 39 a 40 semanas e seis dias, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
18 curiosidades que você vai gostar
No caso de crianças nascidas entre 37-38 semanas, embora o impacto para saúde e desenvolvimento cognitivo seja menos acentuado, o número de crianças nessas condições é maior. Prematuros respondem por 10% dos nascimentos no País e os pré-termo, por 30% (900 mil nascimentos por ano).
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:
Contrações ritmadas. ...
Perda do rolhão mucoso. ...
Rompimento da bolsa das águas. ...
Dilatação do colo do útero.
Está grávida de 37 semanas – já só faltam 21 dias! - Gravidez - SAPO Lifestyle.
Na 34ª semana da gestação, os pulmões do bebê estão completamente desenvolvidos, mas ainda continuam amadurecendo e produzindo o surfactante pulmonar, que é uma substância que vai auxiliar a troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.
A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.
36 semanas de gravidez são 9 meses. Está no 3º trimestre da sua gestação. Faltam 28 dias para conhecer o seu bebé!
De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o bebê é considerado prematuro quando nasce com menos de 37 semanas. Segundo Dra. Filomena Bernardes de Mello, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, bebês que nascem com 36 semanas e 6 dias já são considerados prematuros.
Com 36 semanas de gestação, está entrando no 9º mês e ele já mede cerca de 47,4 cm e pesa cerca de 2,6 kg, sim ele já está muito grande e a mamãe sente todo esse vigor em seus movimentos. Agora já um bebê a termo, ele não é mais considerado prematuro.
O bebê tende a se mexer menos perto da data de nascimento. É como se entendesse que não há mais tanto espaço para brincar dentro do útero da mãe. Porém, se ele ficar mais de um dia sem se movimentar, procure seu médico.
“Com 35 semanas de gestação, os pulmões já produzem surfactante, uma substância fabricada pelo próprio organismo que faz com que eles sequem, e deixem de ser imaturos”, completa o Dr.
Também existe um exame apropriado para verificar a maturidade dos pulmões do bebê. Este tem como finalidade verificar a quantidade de corpos lamelares através do liquido amniótico. Se a quantidade for superior a 70%, então significa que o bebê já poderá vir ao mundo sem ter problemas imediatamente após ao nascimento.
O recém-nascido necessita de cuidados mais intensos e uso de injeção de surfactante para amadurecer o pulmão”, explica a pediatra Vera Lucia Mainardi Weissheimer, filha de Italia e Adagir. O tipo de parto também influencia na qualidade do pulmão do bebê – quando realizado entre as 35 e as 37 semanas.
Nesta semana da gestação, a mulher pode continuar a ter sintomas de contrações de Braxton-Hicks, inchaço nas pernas ou nos pés ou vontade frequente de urinar, além de outros sintomas como dor pélvica, sensação de falta de ar, dificuldade para dormir ou insônia.
Com 37 semanas de gestação, o bebê chupa os dedinhos, puxa o cordão umbilical e pode medir cerca de 48 cm e pesar cerca de 2,8 kg! Se o seu bebê nascer hoje, ele já é considerado a termo, pois já entramos no 9º mês gestacional. A data prevista para seu bebê nascer é uma estimativa que os médicos fazem.
Além das contrações e da bolsa estourar, outras mudanças no corpo da mulher podem indicar que o nascimento do bebê está próximo. Confira quais são elas!
Aumento nas contrações de Braxton Hicks. ...
Pressão na pelve. ...
Sensação de respirar com mais facilidade. ...
Diminuição do movimento fetal. ...
Maior inchaço nas mãos e pernas.
Algumas mães podem realmente não ter “passagem” para seus bebês. Isso se chama desproporção céfalo-pélvica e acontece quando a cabeça do bebê não consegue passar pela pelve materna. Existem dois tipos de desproporção, a relativa e a absoluta.
Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.
Cesáreas só poderão ser feitas a partir da 38ª semana de gestação, segundo nova medida do CFM.
O que significa coparticipação dicionário?
Quais jogos dá pra jogar no Google?
O que significa a palavra Voice em inglês?
Como se escreve c * * * * * *?
Como separar em sílabas a palavra ignorar?
Para que é indicado o chá de bugre?
Qual é o melhor horário para tomar bupropiona?
O que significa PS nos emails?
Como são classificadas as ligas de alumínio?
Como é a divisão de uma peça teatral?
Quais são as normas de auditoria?
Como se divide o plano coronal?