A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 e publicado no mesmo ano pela B.L. Garnier, Rio de Janeiro. Com o romance, Bernardo Guimarães obteve fama, sendo reconhecido até pelo imperador do Brasil, Dom Pedro II.
Publicado por Bernardo Guimarães em 1875, o romance “A Escrava Isaura” toma como assunto o drama de uma escrava aparentemente branca, educada e muito bonita, numa época em que começava a se levantar questões sobre os “abomináveis e hediondos” crimes da escravidão e o rebaixamento da pessoa humana em função de sua raça ...
Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura é escrava do Comendador, por ter nascido filha de sua escrava.
O final da história, contudo, é feliz: Isaura é salva pelo seu grande amor, Álvaro, que descobre que Leôncio estava falido e compra a sua dívida. Desse modo, todos os bens de Leôncio passam a pertencer a Álvaro, inclusive Isaura.
Isaura: Uma escrava branca, da cor do marfim, magra, estatura pequena, cabelos longos, muito bonita, pura, virginal, possuía um caráter nobre, inteligente, era dotada de natural bondade e muito singela de coração, além disso, sabia ler e escrever, falava italiano, francês e tocava piano.
25 curiosidades que você vai gostar
Bernardo Guimarães faz questão de ressaltar exaustivamente a beleza branca e pura de Isaura, que não denunciava a sua condição de escrava porque não portava nenhum traço africano, era educada e nada havia nela que "denunciasse a abjeção do escravo".
Isaura, a heroína escrava, é branca, linda, pura, virginal e possui um caráter nobre e demonstra "conhecer o seu lugar": do princípio ao fim, suporta conformada a perseguição de Leôncio, as propostas de Henrique, as desconfianças de Malvina, sem jamais se revoltar.
NOVELA DAS NOVE
Na TV paga, quem terminou como responsável pela morte de Leôncio foi Malvina (Maria Ribeiro).
No último capítulo exibido originalmente em 29 de abril de 2005, o assassino foi o capataz Chico, vivido por Jonas Mello. Já na reapresentação da novela em 2006, foi exibido o final em que a escrava Rosa (Patrícia França) tirava a vida de Leôncio.
Quantos kg dá pra perder em 15 dias?
Quanto custa uma caixinha de tramadol?
Qual a composição do magnésio?
Qual a maior fábrica de cimento do Brasil?
Quando foi criado o esporte adaptado?
Como acessar eSocial web simplificado MEI?
São limites da coisa julgada exceto?
Que dia vai cair dia 29 de janeiro de 2022?
O que são transgênicos na agricultura?
Como definir um nicho de mercado?
Quais são os recursos de competência do TST?
Porque não se deve bater nas mãos das crianças?
Como saber se o coelho está triste?
Em que período geológico surgiu a formação da bacia sedimentar do Araripe?