A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
Cansaço extremo. Imagem: iStock. ...
Mudanças de humor. ...
Concentração e memória. ...
Diminuição da libido. ...
Alterações no peso. ...
Palpitações. ...
Mudanças no funcionamento do intestino. ...
Dores musculares.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
As doenças da tireoide podem estar associadas tanto à produção deficiente (hipotireoidismo) ou excessiva (hipertireoidismo) de hormônios, como a alterações de sua estrutura, com surgimento de nódulos que podem ser benignos (grande maioria dos casos) ou malignos.
Inchaços pelo corpo
"Assim como a retenção de líquidos do hipotireoidismo causa aumento de peso, ela também pode dar sinais na forma de inchaço, principalmente nas áreas do rosto e nas extremidades do corpo, como mãos e pés", explica Mauro Sharf.
Hipotireoidismo: Sintomas
Depressão.
Desaceleração dos batimentos cardíacos.
Intestino preso.
Menstruação irregular.
Diminuição da memória.
Cansaço excessivo.
Dores musculares.
Sonolência excessiva.
19 curiosidades que você vai gostar
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
O consumo excessivo de alimentos industrializados é ainda uma das principais causas do aumento de peso e gordura corporal. O excesso de gordura no corpo gera inflamação em vários órgãos, dificultando a absorção de iodo na tireoide, podendo contribuir também para o hipotireoidismo.
Diante da carência de hormônios, todos os órgãos que dependem deles para funcionar são afetados. Por isso, as principais manifestações do hipotireoidismo são cansaço, sonolência, inchaço, depressão, queda de cabelo, unhas fracas, intestino preso, esquecimento, lentificação de batidas do coração e desânimo.
De acordo com pesquisadores, o paciente com hipotireoidismo retém muito líquido e, por isso tem a impressão de que está engordando. Na verdade, o aumento de peso é muito pequeno. Após conseguirem aumentar a liberação dos hormônios e alcançarem a quantidade ideal, emagrecem apenas de 2 a 3 quilos.
Evite alimentos que prejudicam a tireoide
Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
Açúcar e farináceos. ...
Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
Alimentos industrializados.
Como saber se estou com problema de tireoide?
Desconforto ou dor na garganta e no pescoço. ...
Presença de caroços ou nódulos na garganta e pescoço. ...
Dificuldade para se concentrar, memorizar e lembrar. ...
Queda de cabelo. ...
Pele seca e coceira. ...
Aumento ou perda de peso sem razão aparente. ...
Sonolência e cansaço constante.
Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.
Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.
É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo. Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide
Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
Castanha-do-pará ...
Peixes e algas marinhas. ...
Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
Leite e derivados.
Medicamentos como a levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol, são usados no tratamento de desordens da tireoide, pois ajudam a regular o funcionamento desta glândula.
As principais doenças que afetam a tireoide são o hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios que regulam o organismo), cujos sintomas mais comuns são cansaço, fraqueza, edema (inchaço), tontura, queda de cabelo, sonolência, intestino preso e diminuição do apetite.
As principais doenças da tireóide acontecem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo). Um problema bastante comum da tireóide é o seu aumento de tamanho, chamado de bócio. Outra doença da tireóide, bem menos comum, mas bastante grave, é o câncer de tireoide.
Por isso a importância de uma equipe cirúrgica bem qualificada, para cuidar não só da busca pela cura, mas também por minimizar ao máximo o risco de complicações. De modo geral a maioria das pessoas têm uma vida cheia completamente normal após a tireoidectomia total.
O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireóide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças.
paciente com hipotireoidismo pode tomar café? Não há contra indicação em tomar café. O café é um forte aliado contra o hipotiroidismo, por ter minerais, ácido clorogênico e ser um ótimo antioxidante como também uma deliciosa bebida não calórica, desde que não seja adoçada.
Um bom remédio caseiro para hipertireoidismo é tomar o chá de erva-cidreira, de agripalma ou chá-verde diariamente porque estas plantas medicinais possuem propriedades que ajudam a controlar a função da tireoide.
Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.
Problemas na tireoide podem interferir no peso? Verdade. Rosa explica: “Quando a tireoide funciona pouco, ocorre a retenção de líquido e você pode ter dificuldade para perder peso”. Mas diferentemente do que muita gente pode pensar, o hipotireoidismo não está relacionado diretamente à capacidade de produzir gordura.
Remédio de tiróide pode ser tomado com diurético? A levotiroxina, usada para tratamento do hipotireoidismo, deve ser tomada em jejum, ao menos trinta minutos antes do café da manhã, e separada de outros medicamentos. O diurético pode ser tomado após o café da manhã.
Como identificar o hipotireoidismo
Além de poder causar ganho de peso, o hipotireoidismo também causa outros sintomas que podem levar a pessoa a suspeitar dessa alteração na tireoide, como dor de cabeça frequente, cansaço fácil, dificuldades de concentração, queda de cabelo e unhas frágeis.
O que devo evitar comer
Açúcar e farináceos: bolos, doces, refrigerantes, biscoitos, pão branco;
Glucosinolatos crus: brócolis, repolho, rabanete, couve-flor e couve de Bruxelas;
Cianetos: mandioca e batata doce;
Soja: leite, carne, óleos e tofu.
Remédios caseiros para hipotireoidismo
Chá de fucus. O fucus, conhecido como fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireodismo, regulando os hormônios da tireoide. ...
Chá de dente-de-leão. ...
Chá de genciana. ...
Chá de azedinha. ...
Chá de centella asiática. ...
Chá de ginseng.
Entenda a diferença entre Hipotireoidismo e Hipertireoidismo
Quando a tireoide trabalha mais do que deveria, produzindo hormônios em excesso, ela ocasiona Hipertireoidismo. Em contrapartida, quando há uma produção de hormônios pela tireoide abaixo do normal, diz-se que a pessoa está com Hipotireoidismo.
DICAS ALIMENTARES NO HIPOTIREOIDISMO:
- Consumir alimentos ricos em fibras para a correção da constipação intestinal muitas das vezes presente nesta doença, consumindo alface, ameixa, berinjela, cenoura crua, beterraba crua. - Consumir cerca de 2,5 litros de água ao dia.
Sinais como aumento de peso, pele ressecada, unhas quebradiças, queda de cabelos, cansaço contínuo e sem motivo aparente, dificuldade de concentração e uma série de problemas emocionais (ansiedade, depressão, etc) podem ser decorrentes da diminuição na função da glândula tireoide.
Na maioria dos casos, os níveis de hormônios produzidos pela tireoide voltam ao normal com o tratamento adequado. Contudo, o paciente deverá passar por terapia de reposição hormonal pelo resto da vida. O coma causado por mixedema, que é uma possível complicação decorrente do hipotireoidismo, pode resultar em morte.
Como passar o tempo com seu cachorro?
Como passar um arquivo do PowerPoint para o celular?
Como transformar massa específica para peso específico?
Como é feito o cálculo do INSS do empregador?
Qual o melhor antidepressivo para a fobia social?
Quantas vezes posso passar óleo de rícino no cabelo?
Qual é o símbolo de que não pode lavar na máquina?
Como passar o delineador sem borrar é do jeito certo?
Qual a diferença entre GPS e GLONASS e Galileo?
Como passar da torre fantasma?
Como fazer para deixar de ser insuportável?
Como funciona o EJA para o Ensino Médio?
Como passar pelo mercúrio retrógrado?
Como saber se você tem perfil de líder?
O que significa IOF de investimento?
Como passar um jogo da Steam para o pen drive?
Como saber se sou uma pessoa temperamental?