O imposto sobre operações financeiras (IOF) incide apenas sobre os resgates realizados em um período inferior a 30 (trinta) dias da data da aplicação dos recursos, ou seja, o investidor que deixar o dinheiro aplicado em um fundo de investimento por menos de um mês terá que pagar IOF.
Como calcular o IOF devido? Segundo o artigo 46, caput 1º da Instrução normativa nº 1515 da Receita Federal, “A base de cálculo do imposto é constituída pela diferença positiva entre o valor da alienação, líquido do IOF, quando couber, e o valor da aplicação financeira”.
Além do IR, quem deixa o dinheiro no CDB por menos de 30 dias tem que pagar ainda o IOF, que é um imposto mais agressivo, que chega a 96% para um dia de aplicação.
Via de regra a legislação estabelece alguns casos de isenção do IOF, como por exemplo, nos contratos de financiamento de imóveis habitacionais e nos contratos de seguro relacionados a tais financiamentos.
Confira o conteúdo que preparamos para você e descubra o que significa e para que ele serve. O IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras. Quais operações financeiras? Entre as mais comuns estão crédito, câmbio e seguros.
A alíquota que incide é de 15%. E, no resgate haverá um complemento de IR conforme o prazo de permanência do investidor na aplicação. Vamos a um exemplo: se você ficou durante 500 dias na aplicação, ao resgatar iria pagar um IR de 17,5%.
A partir de então, há a cobrança diária de 0,0041% para as empresas, limitada a 3% do valor contratado. Enquanto para os consumidores, esses percentuais são de 0,0082% e 6%, respectivamente.
Qual o valor do IOF hoje?
IOF para empréstimo e financiamento | de 0,38% a 3,38% |
---|---|
IOF para cartão de crédito | 6,38% |
IOF para seguro | até 25% |
IOF para câmbio de moedas | 1,1% sobre o total |
A partir de então, há a cobrança diária de 0,0041% para as empresas, limitada a 3% do valor contratado. Enquanto para os consumidores, esses percentuais são de 0,0082% e 6%, respectivamente.
A tabela do IOF em fundos de investimento funciona de forma regressiva. A taxa é predeterminada em função do prazo desde o início da operação, conforme o esquema abaixo: Ou seja, se você quiser resgatar um fundo de investimento renda fixa apenas 15 dias após fazer o aporte, por exemplo, deixará de receber 50% da rentabilidade por culpa do IOF.
No caso das operações que envolvem investimentos, o IOF tem uma ligação direta com o tempo em que o dinheiro está rendendo. Isso significa que a cobrança ou não da alíquota está ligada ao prazo de resgate do investimento.
Algumas situações do dia a dia que envolvem o pagamento de IOF: 1 Uso do cartão de crédito 2 Contratação de um empréstimo 3 Uso do cheque especial 4 Contratação de um seguro 5 Compra e venda de moedas estrangeiras 6 Resgate de investimentos More ...
O IOF trabalha através de uma tabela regressiva. Dessa maneira, suas alíquotas ficam menores quanto mais tempo o investimento ficar aplicado. Perceba, na tabela abaixo, que a taxa pode ser de até 96% no primeiro dia. Porém, a alíquota vai diminuindo até chegar a 0% no 30º dia de aplicação.
Qual é a profissão da irmã do J-hope?
Como se chama a divisão territorial entre os estados?
Como chama a lateral do cabelo?
Como tirar a cola de adesivo de Guarda-roupa?
É verdade que a jabuticaba só existe no Brasil?
Como tirar o adesivo da geladeira?
Como chama a filha da bisneta?
Como limpar maçã de estética branca?
Como é feita a cirurgia de hérnia na virilha?
O que é bom para tirar adesivo de bicicleta?
Quando termina o jogo de xadrez?
Como preparar parede mofada para pintura?
Qual o objetivo da atividade de pintura?
Onde e quando nasceu a Ruth Rocha?
O que fazer para tirar o vermelho do sol?
Como medir a quantidade de chuva que cai?
Como tirar o alerta de chuva da tela do celular?