Dextrocardia é uma anomalia congênita relativamente rara em que o coração está virado para o lado direito do corpo. Pode ocorrer de forma isolada (Situs Inversus solitus) ou junto com outros órgãos (Situs Inversus totalis).
O lado direito do coração recebe sangue das veias que trazem o sangue de todo o corpo. Este "sangue usado " é pobre em oxigênio e rico em gás carbônico - é chamado de sangue venoso.
O coração, normalmente, fica 'guardado' do lado esquerdo do peito. Mas, no caso, de Jucimar Alves Marques, é diferente. O coração dele é invertido e fica do lado direito.
Situs inversus é uma alteração congênita rara, caracterizada pelo desenvolvimento das vísceras no lado oposto de sua topografia, como se fosse uma imagem espelhada. O situs inversus totalis (SIT) é designado quando a alteração surge com dextrocardia - ápice cardíaco voltado para a direita.
Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.
"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.
Trabalha-se em ambos os lados, mas as células à direita são mais numerosas e exercem mais pressão. É por esta razão que o coração fica à esquerda. Este mecanismo é de fundamental importância, mas infelizmente, em alguns casos ele tropeça.
Porém, em alguns casos, o fato de o coração se desenvolver do lado direito não implica qualquer tipo de complicação, pois os órgãos podem se desenvolver corretamente e, por isso, não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento. Assim, só é preciso ficar preocupado quando o coração está do lado direito e surgem sintomas que impedem ...
O aumento do coração faz com que o sangue fique acumulado em seu interior, nas veias e nos pulmões, levando ao surgimento de sintomas, sendo os principais: Falta de ar, que piora ao longo do tempo; Fraqueza e cansaço ao realizar pequenos esforços; Tonturas e desmaios; Palpitações cardíacas; Aumento da pressão arterial;
Este tipo de alteração no coração acontece com mais frequência em idosos, mas também pode acontecer em adultos jovens ou em crianças com problemas cardíacos e, num estágio inicial pode não apresentar sintomas.
Nestes casos, o coração também apresenta uma pequena ligação entre os dois ventrículos para permitir a saída do sangue do ventrículo esquerdo que não possui nenhuma saída. Desta forma, o sangue rico em oxigênio se mistura com o sangue que vem do resto do corpo, provocando sintomas como:
Como são os bairros comerciais?
Quanto tempo uma pessoa passa em média no celular?
Quais são os direitos humanos no Brasil?
Qual o direito das pessoas com deficiência?
Como um brasileiro pode morar em Portugal?
Quanto custa casamento civil com efeito Religioso?
Quais são os sintomas da próstata inflamada?
Quando será exigido o CRLV 2021 mg?
Quais são os tipos de textos publicados?
Quais são os 7 estilos masculinos?
Quais materiais podem ser esterilizados na autoclave ou estufa?
Como se divide o Direito Privado?
Qual o nível de estradiol na menopausa?
O que passar na pele após depilação a laser?