O peixe-gelo ocelado (Chionodraco rastrospinosus) ou simplesmente icefish como é chamado em inglês, é um peixe que vive nos mares gelados da Antártida, a cerca de mil metros de profundidade. Este peixe é o único animal vertebrado que tem o sangue transparente como água.
Os mais famosos moradores do continente gelado são os pinguins, mas a Antártida também é o lar de outras aves, baleias, focas, peixes e crustáceos. Milhões de animais vivem nessa região, no extremo sul do planeta, e não estão nem aí com o frio de rachar — são menos de 80 ºC negativos no inverno!
O lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella) é uma espécie de lobo-marinho encontrado nas águas antárticas. Reproduz-se em grandes colônias nas ilhas Geórgia do Sul e nas Ilhas Kerguelen, e em ilhas no sul da América do Sul.
Há uma floresta fossilizada na Antártida. Foi por entre as rochas cinzentas que afloram num campo de gelo nos Montes Transantárticos que uma equipa de geólogos descobriu fragmentos fósseis de 13 árvores com mais de 260 milhões de anos, o que corresponde ao período final do Pérmico, como explica a National Geographic.
Agora extinta, a espécie de tubarão-tigre Striatolamia macrota já foi frequente nas águas ao redor da Península Antártica e deixou dentes fósseis bastante preservados no que hoje é a Ilha Seymour.
28 curiosidades que você vai gostar
Antártica: 5 animais que vivem no continenteOrca. As orcas são uma das espécies mais reconhecidas na Antártica. ... Pinguim imperador. Os pinguins-imperadores são os maiores pinguins e estão entre os mais carismáticos devido aos seus hábitos de reprodução únicos. ... Elefante-marinho. Leia Também. ... Krill Antártico. ... Foca leopardo.
Sob o gelo do Ártico, vive o tubarão mais misterioso do mundo, que você conhece no segundo episódio da série da BBC inglesa, Tubarão - Rei dos Mares. O tubarão-da-Groenlândia tem um inimigo íntimo que não consegue vencer, um parasita que gruda no olho e se alimenta dele até destruir completamente a visão do animal.
Como grande parte do continente permanece congelada durante todo o ano, a vegetação no continente gelado é quase inexistente, sendo encontrada apenas nas regiões de clima mais quente. A pequena vegetação terrestre existente corresponde ao bioma da Tundra e é composta, principalmente, por fungos, musgos e líquens.
Na Antártica, as algas e cianobactérias são consideradas os principais representantes da vegetação e são encontradas tanto nos ecossistemas terrestres quanto nos ecossistemas marinhos. Lá, esses organismos são vistos crescendo sobre a neve, poças formadas pelo degelo, rochas, lagos e no mar.
Fauna e Flora da Antártida - 21/02/2019, 19h40
Assim, a vegetação é predominantemente rasteira, formada por musgos e liquens, que aparecem apenas no verão. Dentro do mar, também são encontradas algas e fungos.
Sim, há insetos no Pólo Sul. ... O inseto conhecido como Belgica antarctica (que vamos chamar carinhosamente de mosquito-pinguim) não voa porque não tem asas e passa quase dois anos em estágio larval sob o gelo da Antártica.
O Lobo-do-ártico (canis lupus arctos), também chamado de lobo-polar e lobo-branco, é um mamífero canídeo e é possivelmente uma subespécie do Lobo-cinzento. Habita o Arquipélago Ártico Canadense, desde a Ilha Melville até a Ilha Ellesmere, sobrevivendo à baixas temperaturas.
O lobo, nome utilizado para designar a espécie Canis lupus, é um animal que vive em algumas regiões do Hemisfério Norte, sendo encontrado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Canadá.
Originário da Antártida o animal tem o sangue transparente
O peixe-gelo ocelado (Chionodraco rastrospinosus) ou simplesmente icefish como é chamado em inglês, é um peixe que vive nos mares gelados da Antártida, a cerca de mil metros de profundidade.
Os locais também fazem sorvete próprio, misturando neve, açúcar, xaropes e geleias de frutas. “Cerveja e vinho são uma iguaria na Antártica”, continua. “Todos os produtos que não suportam frio são uma iguaria.
Apesar disso, existe vida animal nessa região, com destaque para os ursos polares e alguns tipos de peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, além de baleias, focas e leões-marinhos.
É o continente com clima e vegetação mais uniforme, sendo o clima polar do frio antártico caracterizado por seu frio extremo e constante, por ser seco (de certa forma, a Antártica é um continente desértico) apesar das águas oceânicas e da água congelada em abundância no continente, com uma vegetação que se resume ...
A Antártida é o continente mais gelado do planeta, nele já foi registrada a temperatura de -89,2°C. ... O coração da Antártida é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar. Essa região corresponde a uma área de calota polar.
Vegetação. A vegetação desse bioma é composta por líquens, musgos, ervas e arbustos baixos, por causa das baixas temperaturas eles não conseguem se desenvolver. As plantas com raízes grandes não se desenvolvem porque o subsolo é gelado.
Qual tubarão é cego? O tubarão-da-groelândia (Somniosus microcephalus) é um dos maiores tubarões do mundo, podendo ultrapassar facilmente os 6,5 metros de comprimento. É também o único tubarão cego, porque possui um parasita que alimenta-se dos seus fluidos oculares.
Onde vivem os tubarões
A maioria dos tubarões vive nos oceanos das partes quentes da Terra. Os tubarões-da-groenlândia, porém, vivem nas águas frias do Ártico. Os tubarões-touros passam a maior parte do tempo em águas rasas. Já o tubarão-português vive nas partes mais profundas do oceano.
De nome científico Somniosus microcephalus, a espécie pode chegar a 5 metros de comprimento (mas já registrou indivíduos de 7,3 metros), vive em águas extremamente profundas, e a média de ao menos 272 anos mas podendo se aproximar dos 400 anos – e, pela margem de erro, passar dos 500 anos – estabelecida pela pesquisa é ...
Apesar de ser um animal emblemático do Cerrado, o lobo-guará tem uma distribuição ampla pelo território brasileiro. É possível encontrá-lo em áreas de transição com a Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica, Pampa, além de Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai.
O nosso lobo bom vive em campos abertos, no caso do Brasil no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal. Também pode ser encontrado na Argentina, Paraguai, Bolívia e numa pequena parte dos territórios do Uruguai e Peru.
Quanto custa o metro da grama sintética?
Quais as características da corrente contínua?
O que é velocidade na educação física?
Que ossos formam o membro superior?
Qual a porcentagem da população nacional com acesso a água potável?
Quanto tempo leva para engravidar depois de um parto prematuro?
O que a busca pelo padrão de beleza pode causar?
Qual a importância dos valores sociais?
Como são os dentes dos roedores?
Qual são as evoluções do Squirtle?
Como que chama o médico que cuida de bruxismo?
Pode comer abacaxi todos os dias?