Mulheres com apenas uma trompa podem engravidar naturalmente, mas as chances são bem raras, ou através de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), assim como as mulheres sem as duas trompas.
Gravidez com apenas uma trompa e um ovário é possível
Considerando que o ovário e a trompa existentes são do mesmo lado, as chances de gravidez natural serão praticamente as mesmas, pois a cada mês o ovário seleciona entre os dois ovários qual deles possui o melhor óvulo para a ovulação.
Entretanto, uma mulher normal pode ovular do mesmo ovário duas ou três vezes consecutivas e depois alternar para o outro lado e assim sucessivamente. Portanto, a alternância dos lados da ovulação pode não ser mensal. A forma mais precisa de identificar o lado da ovulação é pelo exame de ultrassom transvaginal seriado.
Para cerca de metade das mulheres, a ovulação é alternada entre os ovários direito e esquerdo (11), o que pode explicar porquê algumas pessoas observam a dor alternando de um lado para o outro (3). Para a outra metade, o lado da ovulação é mais aleatório, o que significa que a dor não é tão claramente alternada.
Como saber se eu estou ovulando?Sinais da ovulação:Leve dor na zona ovariana: Um dos sinais físicos mais claros de que você está ovulando é o desconforto estomacal. ... Abundância de muco vaginal: ... Mais sensibilidade nos peitos: ... A temperatura corporal aumenta: ... Maior desejo sexual e mais energia em geral:
37 curiosidades que você vai gostar
Para engravidar novamente depois de uma gravidez tubária é aconselhado esperar cerca de 4 meses se o tratamento foi realizado com medicamentos ou curetagem, e 6 meses em caso de ter sido realizada uma cirurgia abdominal.
Segundo o especialista, quem passa por uma gravidez ectópica tem 30% de chance de ter novamente na outra trompa, que foi o caso de Bianca. "Por isso, após uma gravidez ectópica, é importante fazer exames para saber como estão as condições da outra trompa, já que o risco existe", diz.
Na maioria dos casos, a implantação do óvulo acontece em uma das trompas, sem possibilidade de evolução da gravidez. Como a trompa não tem elasticidade como o útero, é comum sentir cólicas. Pequenos sangramentos também podem acontecer por causa do rompimento de vasinhos.
A salpingectomia consiste na retirada das trompas, sendo assim é impossível ocorrer seu crescimento novamente.
Como o ciclo fértil da mulher faz com que a cada mês seja liberado o óvulo de um dos ovários, nos meses em que o óvulo corresponder ao lado da trompa retirada, não haverá chances de concepção, mas no ciclo seguinte, a mulher tem chances normais de engravidar.
a retirada da tuba pode alterar a irrigação ovariana e no futuro levar a adiantamento da menopausa. a chance de outra gravidez ectopica pode estar ligeiramente aumentada, por isso de iniciar precocemente prenatal ao suspeita de nova gravidez.
Tem 70% de chance de a segunda gravidez ser ectópica. Caso a mulher perca uma trompa, se a ela for jovem, engravida rapidamente com uma trompa só, mas quanto mais velha, mais difícil.
Não fume. O consumo de cigarro ou drogas está relacionado com a gravidez ectópica. Especialistas acreditam que fumo cause danos às trompas uterinas. Isso dificulta a passagem do óvulo fecundado pelo espermatozoide (zigoto) para o útero.
Dra. Adriana: Sim. Se a paciente teve a gravidez ectópica em uma trompa, mas a outra está normal, ela pode engravidar novamente.
O tratamento para gravidez ectópica pode ser feito através do uso do medicamento metotrexato, que induz o aborto, ou por meio de cirurgia para retirada do embrião e reconstrução da trompa.
Existem alguns fatores que podem favorecer o desenvolvimento da gravidez nas trompas, como infecções sexualmente transmissíveis, endometriose, ou até ter feito uma laqueadura, por exemplo.
Até quando pode ser gravidez ectópica? A gravidez nas trompas ou nos ovários pode se desenvolver até as 14 semanas de gestação, e caso isso aconteça não é possível salvar a vida deste embrião pois não existem medicamentos, nem procedimentos que possam deslocar o embrião das trompas para o útero.
Os sintomas da gravidez ectópica podem ser similares a outras doenças como apendicite, desordens gastrointestinais, problemas no sistema urinário, doença inflamatória pélvica e outros problemas ginecológicos.
Dor aguda que surge e desaparece e pode variar em intensidade. A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.
Em que casos a cirurgia é indicada? Uma das indicações da cirurgia é a gestação ectópica, ou seja, quando a gravidez se desenvolve dentro da trompa. À medida que o embrião se desenvolve, a tendência é que haja a ruptura da trompa, provocando sangramentos intensos, que configuram uma ameaça à vida da gestante.
A gravidez ectópica raramente não requer abordagem cirúrgica. Quando indicada pode ser realizada por videolaparoscopia ou laparotomia. Nas cirurgias por vídeo a recuperação é um pouco melhor e o repouso gira em torno de 2-3 semanas, nas cirurgias abertas (laparotomia) o repouso gira em torno de 4 semanas.
A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.
A fecundação, que é o encontro do óvulo com o espermatozoide, pode ocorrer com a existência de apenas uma trompa e um ovário. Mesmo que a mulher tenha sofrido alguma infecção ou problema ginecológico e precisou remover um órgão de cada, ela continua ovulando.
Algumas mulheres com apenas uma Trompa de Falópio e um ovário tem dúvidas sobre se conseguem ou não engravidar. A resposta é sim, mas, para isso, é necessário analisar algumas questões.
Pode engravidar tendo apenas um ovário.
Diferentemente do que ocorre quando a mulher tem os dois ovários, nessa situação a cada mês um dos ovários libera o óvulo para ser fecundado, há uma alternância entre um ovário e outro.
Qual o lucro de uma pequena mercearia?
Como preparar um sarau virtual?
Como fazer propaganda de uma live?
Onde jogar jogos de tabuleiro online?
Como ordenar as ideias Boa Ventura?
Como organizar perfumes em gavetas?
Como mudar o nome do comando GTA V?
O que acontece se o administrador do grupo do WhatsApp sair?
Como organizar uma lista de leitura?
Como organizar uma live musical?
Como lavar o cabelo pós otoplastia?
Como organizar uma cozinha pequena?