Resposta da Dra. Glaucia Mazeto: Quando o hipertireoidismo é causado por uma doença, conhecida como Doença de Graves, pode entrar em remissão e até evoluir espontaneamente para hipotireoidismo. É importante manter acompanhamento com endocrinologista, para uma avaliação adequada do status funcional tireoideo.
Tratamento de Hipertireoidismo
Os principais remédios recomendados pelo médico para tratar o hipertireoidismo são o Propiltiouracil e o Metimazol, no entanto a dose vai depender dos níveis de hormônios circulantes, resposta ao tratamento ao longo do tempo e efeitos colaterais sentidos.
Que alimentos ingerir? Essa dieta deve incluir grãos integrais, proteínas magras e gorduras saldáveis. Frutas, verduras e legumes devem ser os ricos em antioxidantes, tais como morango, kiwi, ameixa vermelha, tomate, espinafre, couve e abóbora.
O hipertiroidismo que tem como causa mais comum a doença denegáveis pode ser tratado durante 1 ano e meio com drogas antitireoidianas como o tapazol e o propiltiouracil. Após este período de tratamento se a doença for controlada a medicação deve ser suspensa para avaliar se entrou em remissao.
Dependendo da causa a resposta pode variar. No entanto, há sim situações que podem oscilar entre períodos de hiper e hipotireoidismo, tanto devido à presença de anticorpos ora ativadores, ora inibidores da tireoide quanto devido ao próprio curso clínico, por exemplo, de uma tireoidite.
Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.
Medicamentos como a levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol, são usados no tratamento de desordens da tireoide, pois ajudam a regular o funcionamento desta glândula.
No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia e depende das características e causas da doença. Deve começar logo e ser prescrito principalmente na terceira idade a fim de evitar a ocorrência de arritmias car díacas, hipertensão, fibrilação, infarto e osteoporose.
O hipertireoidismo causado pela doença de Graves, por exemplo, tem tratamento, mas não cura. É verdade que quem tem hipotireoidismo engorda e quem tem hipertireoidismo emagrece?
Ter parentes com hipertireoidismo é um importante fator de risco para a doença. Mulheres também têm mais chances de contrair o problema do que homens. Se você tiver algum parente que tiver sido diagnosticado com hipertireoidismo, é válido conversar com um especialista para saber que medidas tomar em seguida.
Tratamento do hipotireoidismo e do hipertireoidismo Em ambos os casos o tratamento deve ser introduzido assim que o problema é diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente. No hipotireoidismo, deve começar de preferência na fase subclínica com a reposição do hormônio tireoxina que a tireoide deixou de fabricar.
O que significa Amazon em português?
Como tratar demência em idoso?
Quem é do Candomblé acredita em deus?
Quantos dias aumenta no aviso prévio por ano?
O bebe recem nascido mama de quanto em quanto tempo?
O que faz o bacharel em Letras?
Quanto custa um projeto de regularização?
Quanto custa entrada na disney?
Quando o Gaara recupera o Shukaku?
Com quantos anos jesus começou o seu ministério?
Quanto dinheiro precisa para morar em Paris?
O que é o branding de uma marca?
Qual o artigo da CLT que prevê o exame médico admissional?