Agora, os bispos, sozinhos, podem decidir a nulidade do casamento em situações mais óbvias, como nos casos de impotência sexual, declaração de que um dos cônjuges não gostaria de ter filhos ou preferências sexuais incompatíveis.
Para dar início ao processo de declaração de nulidade, é preciso que um ou ambos os cônjuges façam o pedido e entreguem pessoalmente em um Tribunal Eclesiástico. É dada a pessoa a oportunidade de ter uma conversa com um dos padres do tribunal para melhor analisar o caso.
Nesta terça-feira, em motu proprio (documento expedido pelo próprio pontífice), o papa Francisco promulgou novas regras para o processo canônico que reconhece a nulidade do matrimônio. Com isso, os trâmites que chegam a levar oito anos – e custar R$ 5 mil aos interessados – não devem mais ultrapassar 12 meses.
Infidelidade, agressão e até imaturidade estão entre as causas. "Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. Com base na bíblia e nos ensinamentos deixados por Jesus Cristo, a Igreja Católica tem o matrimônio como indissolúvel.
A ausência de alguns requisitos pode tornar o casamento apenas anulável (de forma que ele, apesar de irregular, ainda poderá ser convalidado – ou seja, será dada posterior validade a ele e, assim, poderá ser mantido). A falta de outros, porém, torna o casamento nulo (sem validade).
21 curiosidades que você vai gostar
O casamento também será anulável se tiver sido realizado com vício de vontade ou sem o devido consentimento de uma das partes. Este tipo de anulação comporta duas hipóteses: (1) quando ocorre erro essencial quanto à pessoa do outro cônjuge; (2) quando o casamento é celebrado sob coação moral.
No entanto, o matrimônio pode ser anulado se for comprovado que ele nunca foi válido. Para ser emitida a declaração de nulidade, os juízes devem considerar apenas causas anteriores ou concomitantes à celebração do matrimônio. O que acontece depois da cerimônia, portanto, não é levado em consideração pela Igreja.
Segundo o Código Civil, a decretação da anulação do casamento pode ser feita mediante ação direta, por qualquer interessado ou pelo Ministério Público, desde que o motivo seja comprovado e aceito por um juiz. Por se tratar de um processo inicialmente judicial, é indispensável o auxílio de um advogado.
do Código assegura que “a decretação de nulidade de casamento, pelos motivos previstos no artigo antecedente, pode ser promovida mediante ação direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministério Público”.
O Que significado da palavra arapuca?
Que som essa aliteração sugere?
Como ter um consumo mais responsável?
Como ter um bom nome no Instagram?
Como saber se ela ainda ama o ex?
O que é ter um coração agradecido?
Como crescer com um canal de games?
O que fazer para ter foco na vida?
Como fazer um novo CPF com outro número?
Como é transmitida a Peniciliose?
Onde está localizado o forame redondo?
O que causa candidíase Esofagica?
Como se pega a bactéria Acineto?
Quais são as causas da hepatite viral?