O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.
É importante saber que esse sentimento é normal, sendo uma resposta emocional a situações em que a pessoa se sente ameaçada, injustiçada, magoada ou frustrada.
Como é feito o tratamento
Além da psicoterapia, pode ser necessário nesse transtorno o uso de medicamentos antidepressivos e anticonvulsivantes como Fluoxetina, Citalopram, Sertralina, Carbamazepina e Valproato, que ajudam no controle das emoções, diminuindo, assim, a agressividade.
No adulto, uma das formas mais eficazes de evitar ter um surto de raiva consiste em se concentrar na respiração. Assim, pode-se contar até 10 e, durante esses segundos, aproveitar para refletir e tentar pensar no problema de outra forma, evitando partir imediatamente para a agressividade.
5 Dicas para controlar o comportamento explosivoRespire profundamente. Essa parece ser uma dica clichê, mas é realmente importante. ... Exercite a empatia. ... Liberte-se da necessidade de ter razão. ... Expresse seu descontentamento com serenidade. ... Encontre formas saudáveis de extravasar.
43 curiosidades que você vai gostar
O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.
Vários fatores podem ser causadores de uma crise nervosa e grandes alterações emocionais, por exemplo: estar sob grande pressão no seu trabalho, conflitos em seus relacionamentos interpessoais , desemprego, violência, assédio moral, estresse e problemas recorrentes de ansiedade .
Um estudo mostrou que ser capaz de expressar sua raiva de maneira saudável pode reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.Respire fundo. ... Repita um mantra. ... Tente visualizar. ... Mova seu corpo conscientemente. ... Reveja seu ponto de vista. ... Expresse sua frustração. ... Controle a raiva com o humor. ... Tire um tempo para si.
Como lidar com a raiva de maneira positiva: Pense antes de falar: No auge da raiva podemos falar coisas das quais vamos nos arrepender depois. ... Expresse a raiva: Por outro lado, não é bom esperar muito para resolver a questão. ... Gerencie o estresse: A raiva muitas vezes pode aparecer devido ao estresse.
Três dicas para acalmar alguém nervoso ou com raiva:Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. ... Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. ... O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro.
Embora a tristeza seja um dos principais sinais, sentir raiva e irritação de uma forma característica também pode ser um sintoma da depressão. De acordo com a psicóloga Fabiane Curvo de Faria, a raiva é uma emoção, uma internalização do que sentimos.
Transtorno Explosivo Intermitente: sintomasDanos corporais ou morais sem motivo justo;Ataques de ira;Aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos;Descontrole de atitudes onde objetos são quebrados e arremessados;Suor e tremores no corpo;Impaciência e fácil irritação;
São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais. Qualquer que seja a natureza da agressão é comum o paciente sentir arrependimento, vergonha, culpa ou tristeza após a explosão.
Crise de ansiedade
Assim, é liberada na corrente sanguínea uma grande quantidade de hormônios estimulantes, como a adrenalina, que provocam a contração de todos os músculos de forma a preparar o corpo para qualquer resposta.
De acordo com o levantamento, que avaliou 27 emoções, a tristeza leva uma média de 120 horas para passar. Já o ódio tem uma duração média de 60 horas e a alegria, de apenas 35 horas. O desespero costuma durar 24 horas e o ciúme, 15 horas.
Significado de Nervoso
[Figurado] Que se irrita com facilidade; que perde a razão muito facilmente. [Figurado] Que não para quieto; inquieto, tenso. [Figurado] Que apresenta um excesso de vigor, energia; enérgico.
Não fale que "vai passar": veja como ajudar uma pessoa com...Ao lidar com alguém que sofre com a ansiedade, é preciso tomar cuidado para não piorar esse esse estado.Evitar amenizar a situação, ouvir mais do que falar, mostrar preocupação, convidar para dar uma volta são atitudes que podem ajudar.
5 dicas para controlar a ansiedadePraticar atividades que promovam o bem-estar. ... Conversar com outras pessoas. ... Respirar profundamente. ... Dormir bem. ... Fazer aromaterapia.
Transtorno explosivo intermitente: sintomasAgressões físicas e ameaças verbais sem justificativa ou razão;Surtos de raiva;A pressão e batimentos cardíacos descontrolados;Descontrole de atitudes onde objetos são quebrados e arremessados;Sudorese e tremores no corpo;Falta de paciência e irritabilidade;
Quando a raiva não é positiva
A raiva pode gerar rancor, quando não é tratada, além de gerar mágoas e dores físicas, como, por exemplo, dores de cabeça, e também problemas mentais (dificuldades em dormir, alterações no apetite, entre outros), ou seja, sintomas parecidos com a ansiedade e estresse.
Sintomas do transtorno explosivo intermitenteComportamento reativo;Ataques de raiva;Agressões físicas e verbais;Irritabilidade e impaciência;Reações descontroladas que causam a destruição de objetos;Aumento dos batimentos cardíacos;Impulsividade;Tensão muscular;
Com uma frequência grande, pelo menos duas por semana, ou maior, e neste caso, basta que ocorra uma agressão por ano, para que se faça este diagnóstico. Outra exigência para se poder dizer que alguém tem TEI é que a magnitude da agressividade nas explosões é muito desproporcional à gravidade da provocação.
Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.
Sentir raiva excessiva e de forma constante pode trazer diversos males ao indivíduo ao longo do tempo. “Podem surgir problemas como cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais”, cita a psicóloga.
A raiva é uma infecção viral do cérebro, transmitida por animais, que provoca a inflamação do cérebro e da medula espinhal. Quando o vírus atinge a medula espinhal e o cérebro, a raiva quase sempre é fatal.
Como saber o tipo de gerador ideal?
O que precisa para tirar o CRM?
Tem como limpar um pente de memória RAM?
O que devo priorizar na minha vida?
Como monitorar o face de uma pessoa?
Porque a água é utilizada para regar as plantas?
Como limpar memória do WhatsApp Android?
Como higienizar o rodo mágico?
Como era o marketing do passado?
O que fazer com gaveta de cômoda?
Como são utilizados em nosso dia a dia o granito é o mármore?
Como usar hashtag corretamente no Instagram?
Como o machismo influencia a sociedade?
Como limpar a memória interna do celular Motorola?
Qual cor de henna para cobrir cabelo branco?
Como fazer um bom marketing de vendas?
Como gerir o fim de um relacionamento estando grávida?