O que é Linguística: Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana. O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
Estas são as divisões mais comuns:fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem;fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua;morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras;sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Variação social ou diastrática
É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.
45 curiosidades que você vai gostar
Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.
Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.
Ela se inicia do seguinte modo: “A matéria da Linguística é constituída inicialmente por todas as manifestações da linguagem humana” (SAUSSURE, 1916, p. 13). Ao lado disso, é importante notar o papel da demanda pela cientificidade na necessidade de definir a língua como o objeto da linguística no Cours.
A linguística como ciência surgiu no início do século XIX com o método histórico-comparativista. ... As descobertas de Charles Darwin sobre a evolução das espécies vieram reforçar os estudos evolucionistas sobre as línguas indo-europeias e garantir um estatuto científico às novas metodologias linguísticas.
Por que os padeiros deixam a massa descansando?
Porque os franceses não gostam de tomar banho?
Pode fechar varanda com vidro?
Como fica o nome da sociedade limitada unipessoal?
É possível acreditar em verdade absolutas?
Por que a palpebra do olho fica tremendo?
Como é feita a multa de fidelidade?
O que significa presumais no dicionário?
Quais as fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico?
Em concorrência perfeita uma firma estará maximizando o lucro quando?
Como evitar dores no pescoço ao pedalar?