Mas as famílias tradicionais continuam distribuindo doces em Dia de Cosme e Damião. Não é com a mesma intensidade de antigamente, mas ainda tem", garante Adriano. A expectativa para este domingo é ainda melhor. E tem de tudo: pipoca, maria mole, suspiro, paçoca, doce de leite, pirulito, balinhas.
Por que dar doce no dia de Cosme e Damião? Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.
Doces para preparar para o dia de São Cosme e DamiãoGilnature/iStock. Maria-mole. ... RHJ/iStock. Goiabada. ... colnihko/iStock. Pipoca doce. ... Gilnature/iStock. Cocada. ... Reprodução/Nestlé Cocadinhas de colher. ... PRABHASROY/iStock. Pé de moleque. ... Merrimon/iStock. Pé de moça. ... JR Slompo/iStock. Doce de abóbora.
Com algumas substituições e adaptações, nós podemos saborear docinhos deliciosos sem o pesar da consciência. Para o catolicismo, dia 26, para a umbanda, dia 27 de setembro, o que importa mesmo é comemorar o dia dos Santos Cosme e Damião.
No Candomblé e na Umbanda, as figuras de Cosme e Damião são cultuadas e comemoradas no dia 27 de setembro, que teria sido a data em que os irmão foram mortos. Para a Igreja Católica, a memória celebrada é no dia 26 de setembro.
41 curiosidades que você vai gostar
Na tradição Iorubá, Cosme e Damião são o Orixá Ibeji ou Ibejis, filhos gêmeos de Inhaça e Xangô, que foram criados por Oxum.
Enquanto para os católicos, Cosme e Damião tinham o poder de curar os enfermos e produzir milagres, para o espírita, os irmãos eram grandes missionários, mártires e eram também médiuns de cura.
O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, no Brasil, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados.
Vamos por partes: Cosme e Damião foram irmãos nascidos na região da península Arábica por volta de 260 d.C. Gêmeos, médicos e cristãos, foram perseguidos pelo imperador romano da vez. O império, em sua sanha contra aquela nova fé, lhes reservou a tortura e a degola. A Igreja Católica fez deles santos.
Só lembrando: não precisa jogar a oferenda fora, principalmente se for comida e foi oferecida no seu altar. Depois de algumas horas, pode comer.
Na igreja católica, o Dia de Cosme e Damião é celebrado neste domingo (26). Para os católicos, os irmãos gêmeos eram médicos que viveram na Ásia Menor, há dois mil anos. Segundo a história, eles curavam as pessoas, principalmente crianças, e não cobravam. Em agradecimento, Cosme e Damião recebiam brinquedos e doces.
Essa tradição era mais forte no passado, mas ainda hoje há quem se dedique a encher os saquinhos com guloseimas da mais variada ordem — balas, chicletes, paçoca, maria-mole, suspiro, doce de banana, doce de abóbora, etc. — e oferecer aos pequenos que se aventuram pelas ruas em busca deles.
Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...
É comida com energia e significado oferecida aos orixás e pessoas da comunidade.
Com duas latas de refrigerante, deposite a sua oferenda em um parquinho de crianças ou em um jardim florido; Em seguida, acenda uma vela rosa e outra azul e coloque-as ao lado de cada prato de doce; Para finalizar, faça o seu pedido aos Erês e, quando ele for atendido, faça outra oferenda para agradecer.
São Cosme e Damião nasceram por volta de 260 depois de Cristo, na cidade de Egéia, na Arábia. Os dois nasceram em uma família nobre e se tornaram médicos após passarem anos estudando na Síria. Eles ficaram conhecidos por ter o dom da cura e atendiam pessoas de forma gratuita.
Na doutrina cristã, ou seja, na religião Católica, Cosme e Damião são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e faculdades de medicina e recebem homenagens no dia 26 de setembro. No entanto, a festa é marcada, no Brasil, pelo sincretismo religioso.
Cosme e Damião foram dois cristãos que viveram nos séculos III e IV d.C. e ficaram marcados na história do cristianismo. Eventualmente se tornaram alvo de veneração e canonizados, fazendo deles santos. Atualmente, são conhecidos como padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.
Em algumas tradições Cosme e Damião são os filhos gêmeos de Xangô e Iansã, irmãos de Dou, Alaba, Crispim, Crispiano e Talabi. Representam pureza, inocência e bondade. Com isso, os umbandistas realizam uma grande cerimônia dedicada a eles no 27 de setembro.
O professor Agnaldo Cuoco Portugal, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), explicou que, na religião católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos, considerados curandeiros - médicos na comunidade onde viviam.
Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.
Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.
As características dos Erês
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.
Mesmo em circunstâncias difíceis, os filhos de Cosme e Damião parecem sempre irradiar alegria. São simples, generosos, altruístas, embora um tanto inconstantes, sinceros e justos. Têm grande apego à família e aos amigos, não raramente fazendo grandes sacrifícios para beneficiar a outros.
Compre uma figa de metal de sua preferência, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano.
Como calcular a energia potencial?
Quais mudanças ocorreram com a Revolução Industrial no séc XIX?
Como calcular o ângulo horário?
Quais os principais elementos de liga?
Quem pode tomar Lavitan original?
Quantos leite vem numa caixa fechada?
Qual a vida útil de móveis e utensilios?
Qual a idade da Rin em Yashahime?
Quantas toneladas carrega um caminhão toco?
O que é o que é no início tem três e no fim só um?
O quê Descartes entende por evidência?
Qual parte do sistema nervoso é responsável pelas ações voluntárias?