1. Evidência: segundo Descartes é a regra que nos permite ter clareza e distinção dos princípios inteligíveis. Por serem simples ideias, são a fonte de toda construção teórica do saber; 2.
O pensamento do francês René Descartes destaca-se na Modernidade. O primeiro racionalista moderno defendeu que o conhecimento era inato ao ser humano e propôs um método dedutivo como ponto inicial de qualquer conhecimento que se pretenda verdadeiro, claro e distinto.
Regra da evidência: devemos evitar todas as prevenções (conjuntos de preconceitos) e precipitação, para acolher apenas idéias claras e distintas. 2. Regra da análise: devemos dividir nossos problemas no maior número possível de partes, para melhor resolvê-los.
Em busca de verdades irrefutáveis, o filósofo moderno René Descartes (1596-1650) estabelece o método cartesiano, que consiste em quatro regras: evidência, análise, ordem e enumeração. Estes preceitos são baseados no conhecimento matemático, isto é, um conhecimento dominado pela razão e não pelos sentidos.
A primeira do método cartesiano consistia em nunca aceitar algo como verdadeiro sem conhecê-lo evidentemente como tal.
39 curiosidades que você vai gostar
- A primeira regra é a evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar".
De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.
2.1 — O critério de clareza e distinção
A regra geral de verdade é definida por Descartes como sendo, em linhas gerais, um critério epistemológico que nos possibilita distinguir o conhecimento meramente provável de um efetivamente verdadeiro.
Frases“Penso, logo existo.”“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada.”“Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras, quando comecei a concebê-las, tornaram-se falsas, quando quis colocá-las sobre o papel.”“Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.”
Descartes propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse totalmente fundamentada na verdade. Sua preocupação era com a clareza. Sugeriu uma nova visão da natureza, que anulava o significado moral e religioso da época. Acreditava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.
Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante. A palavra cogito (penso) deriva da expressão latina cogito ergo sum (penso logo existo) e remete à auto-evidência do sujeito pensante .
A célebre frase atribuída a Sócrates gera um intenso debate e levanta muita curiosidade acerca de seu significado. Como Sócrates não deixou escritos, é impossível precisar se o filósofo proferiu, realmente, essa frase. É certo que “só sei que nada sei” vai ao encontro de sua filosofia.
Um dos argumentos usados por Descartes para justificar o chamado dualismo de mente e corpo é o argumento da dúvida. Não posso ter certeza da existência de meu corpo, porque pode haver um gênio maligno me enganando quanto a isso. Posso ter certeza da existência da minha mente, porque se penso, existo.
O fundamento das verdades claras e distintas procuradas por Descartes é encontrado no cogito. E essa é a chave central de toda descoberta de Descartes, se penso logo existo. Da dúvida e do pensamento de que tudo era falso, Descartes chega a essa verdade firme, à qual atribui o caráter de primeiro princípio.
A primeira verdade indubitável encontrada por Descartes é: "Eu penso!". Ele chega a ela após submeter seus pensamentos ao exame crítico conhecido como dúvida metódica, em que decide aceitar como válidas somente ideias indubitáveis ao exame do pensamento puro.
Ao duvidar de tudo, Descartes não pode negar que a dúvida existe. Como as dúvidas vieram do seu questionamento, ele assume que a primeira verdade é o "penso, logo existo". Essa é a primeira afirmação considerada verdadeira pelo filósofo.
Esse modelo racional pretendia servir como guia para o conhecimento da realidade. Sobre o método cartesiano, é correto afirmar que: a) tem sua formulação mais bem acabada na obra “Crítica da Razão Pura”. b) consistia em colocar o mundo, a realidade, “entre parênteses”, operando assim em uma “redução fenomenológica”.
A moral provisória do Descartes é um conjunto de regras de comportamento que ele estabeleceu pra si mesmo durante sua busca pela verdade. Na prática, a moral serve pra ele não hesitar quando for agir, enquanto não tem um juízo claro de qual a maneira certa de conduzir seus atos.
O argumento do sonho é a postulação de que o acto de sonhar providencia evidência preliminar de que os sentidos através dos quais confiamos para distinguir realidade de ilusão não devem ser plenamente confiáveis, e como tal, qualquer estado que dependa dos sentidos devem ser, no mínimo, cuidadosamente examinados e ...
a moral de Descartes é racional pois deve ser orientada pela razão ou inteligência. Ainda a moral cartesiana pressupõe um saber metafísico - Deus é o termo e a garantia de seu sistema metafísico, logo o sujeito tem em Deus a garantia última do agir moral.
5-2) Ideias inatas são as que ao nascer jà vêm impressas na nossa mente, claras e distintas. São as ideias de Deus, corpo, alma, figuras geométricas e números.
Sócrates foi um grego de origem humilde que revolucionou o pensamento ocidental de tal modo que foi condenado à morte em 399 a.C. Mestre de Platão, Sócrates teria inaugurado o período antropológico da filosofia grega. Sócrates (470 – 399 a.C.) foi um filósofo grego que revolucionou o pensamento ocidental.
Alguns autores defendem que ele não deixou nada escrito pois, além de na sua época a transmissão do saber ser feita, essencialmente, pela via oral, Sócrates assumia-se como alguém que sabe que nada sabe.
Tales de Mileto, pai da Filosofia.
No método da descoberta o aluno busca a informação, não no sentido de ir localizá-la já pronta nos livros, mas de elaborá-la, procurando chegar a ela através do seu próprio esforço. Em suma, ele a descobre.
Qual o valor do Auxílio Emergencial 2021 para mãe solteira?
Como converter XML eSocial em PDF?
Qual forma correta de escrever o número 3?
Qual a validade do cashback PicPay?
Como ocultar o conteúdo de uma célula?
O que a cor verde escuro significa?
Como se chama a corrida de cadeira de rodas?
Quanto tempo depois da cirurgia tem risco de trombose?
Qual a melhor hora do dia para tomar cálcio?
Que ocorrerá com o perito que por dolo ou culpa prestar informações inverídicas?
O que são direitos da personalidade quais são as suas características?
Qual a técnica utilizada na constelação familiar?
Qual a função do leucograma o que ele é capaz de avaliar?