A corrida em cadeiras de rodas não é uma modalidade nova no mundo do paradesporto, mas ainda pouco praticada no Brasil.
Cada uma, conta com suas disputas específicas.Pista. Velocidade: 100m, 200m, 400m, rev. 4x400m e rev. 4x100m. Meio fundo: 800m, 1.500m. Fundo: 5.000m, 10.000m.Rua. Maratona (42km) Meia-maratona (21km)Campo. Lançamento de disco e club. Lançamento de dardo. Arremesso de peso. Salto em distância. Salto em altura. Salto Triplo.
O amador é o praticante eventual, que o faz apenas por prazer, saúde ou vaidade, é o corredor ou o ciclista de fim-de-semana ou fim de tarde aquele que corre para manter a forma, ou até o que participa de maratonas ou outros torneios, sem o intuito de lucrar, mas pode ter o espírito desportivo de pura competição.
Ao se aproximar de uma curva, o atleta bate no pino, alterando a direção da roda. “As cadeiras não podem ser automáticas ou ter alguma assistência mecânica, por isso, são puxadas pelos atletas manualmente, por meio das rodas traseiras, o que exige muita força”, destaca o técnico.
As provas de pista são as seguintes: corridas de velocidade (100 m, 200 m e 400 m), corridas de meio-fundo (800 m e 1.500 m), corridas de fundo (5.000 m e 10.000 m) e revezamentos (4x100 m e 4x400 m).
18 curiosidades que você vai gostar
No atletismo Paralímpico são realizadas provas de pista (corridas de velocidade, meio fundo e fundo) e provas de campo (saltos, lançamentos e arremessos), separados por classes de acordo com o tipo de deficiência/funcionalidade.
Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento físico. Quanto maior a classe, menor o comprometimento do atleta. Durante a partida, o time deve ter em campo no máximo dois atletas da classe 8 (menos comprometidos) e, no mínimo, um da classe 5 ou 6 (mais comprometidos).
Guttmann: O idealizador
Embora já se promovessem atividades esportivas para portadores de deficiência, principalmente na Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, foi em 1948 que este conceito ganhou caráter oficial, com a realização dos Jogos de Stoke Mandeville.
As provas são divididas por grau de deficiência visual (B1, B2 e B3) e as regras são adaptadas para os atletas B1 e B2. Para esses, é permitido o uso de sinais sonoros e de um guia, que corre junto com o competidor para orientá-lo. Eles são unidos por uma corda presa às mãos, e o atleta deve estar sempre à frente.
Qual Faculdade fazer para trabalhar com marketing digital?
Como comprovar o dano material?
Quanto tempo um iniciante deve correr na esteira?
Como abrir Visualizador de imagens do Windows?
Quais são os graus de astigmatismo?
Quais são os sintomas de quem cheira pó?
Qual é a função de um zelador?
É possível engordar 2kg em 2 dias?
Quais os alimentos mais perigosos para a saúde?
Quais são os sintomas de verme em cachorro?
O que fazer para arrasar no primeiro encontro?
Qual a importância da gestão de custos para tomada de decisão?
Para que serve gráficos de barras horizontais?
Qual o melhor condutor a ser aplicado em alta tensão?
Qual o papel da educação física na vida da população brasileira?