A epiderme é o tecido de revestimento de folhas, caule, raiz, semente, flor e fruto das plantas com crescimento primário (crescimento longitudinal). Já a periderme é um conjunto de tecidos que reveste plantas com crescimento secundário (crescimento em espessura), substituindo a epiderme.
São tecidos de revestimento a epiderme, a exoderme, o súber e a endoderme. A epiderme, com origem na protoderme, localiza-se na parte mais externa dos órgãos vegetais. As células que compõem a epiderme encontram-se muito unidas entre si, formando uma única camada e funcionando como proteção mecânica da planta.
Os vegetais, assim como alguns animais, possuem um corpo formado por tecidos. Esses tecidos podem ser divididos em cinco grupos: meristemas apicais, tecidos meristemáticos primários, tecidos primários, meristemas secundários ou laterais e tecidos secundários.
Tanto em plantas quanto em animais, o tecido de revestimento é essencial para a proteção do corpo dos organismos. Os tecidos de proteção e revestimento dos vegetais são a epiderme e o súber.
Tecido epitelial de revestimento
Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
22 curiosidades que você vai gostar
O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio. O epitélio de revestimento pode ser classificado segundo o número de células e as suas formas.
Os tecidos adultos ou permanentes são diferenciados e classificam-se conforme a função que desempenham. Nesse caso, podem ser de revestimento, preenchimento, sustentação e condução.
O tecido de revestimento ou proteção é um tecido vegetal definitivo que tem por função proteger as plantas contra a desidratação e a agressão por agentes externos. São tecidos de revestimento a epiderme, a exoderme, o súber e a endoderme.
Existem dois tipos de tecidos de revestimento: a epiderme e a periderme. A epiderme é o tecido primário de revestimento. As células epidérmicas das partes aéreas das plantas secretam uma substância chamada de cutina. A cutina forma uma camada impermeabilizante chamada de cutícula.
O sistema fundamental, por sua vez, está relacionado com várias funções, como preenchimento, reserva, sustentação e realização de fotossíntese. Esse sistema é formado por três tipos de tecidos fundamentais: o parênquima, o colênquima e o esclerênquima.
Podemos classificar os tecidos humanos em quatro tipos fundamentais: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular.
Essa associação entre as células pode ser denominada de tecidos vegetais que, por sua vez, estão agrupadas e associadas formando os chamados sistemas de tecidos que são divididos em 3 grandes grupos: sistema fundamental, sistema vascular e sistema dérmico (Figura 1).
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
Parênquima é um tecido vegetal meristemático constituído por células vivas, denominadas parenquimáticas, de diversos formatos, com importante papel na regeneração de tecidos.
O xilema apresenta células cilíndricas que formam tubos ao longo da planta. Esse vaso condutor faz o transporte de água e sais minerais no sentido da raiz para as folhas. O xilema, ou lenho, são vasos – denominados de vasos lenhosos – que conduzem água e sais minerais da raiz para as folhas.
Os tecidos de preenchimento e sustentação são o parênquima, o colênquima e o esclerênquima. O parênquima é um tecido presente em praticamente todos os órgãos dos vegetais.
As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.
A epiderme é constituída por células pouco especializadas denominadas células fundamentais e por vários tipos de células especializadas, como por exemplo: as células-guarda dos estômatos, tricomas, células buliformes encontradas nas folhas de várias monocotiledôneas, etc..
Componente básico das plantas
Esses dois tipos de células possuem membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Contudo, parede celular, plastos e vacúolos são estruturas que pertencem apenas à célula vegetal, pois são específicas para o estilo de vida das plantas.
As células da epiderme vegetal apresentam vacúolos, e algumas apresentam cloroplastos e possuem diversas formas e funções. No entanto, a maior parte do tecido epidérmico é constituído por células tabulares, dispostas de forma a não apresentarem espaços intercelulares.
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
São três, e cada um origina um tecido permanente: protoderme – epiderme; meristema fundamental – tecidos fundamentais; e procâmbio – tecidos vasculares primários.
Tecidos permanentes: são os tecidos adultos que já sofreram diferenciação. Podemos dividi-los em tecidos do sistema dérmico, fundamental e vascular.
Tecido Meristemático ou de formação: Constituído por células embrionárias e indiferenciadas que darão origem a todos os tecidos especializados; Tecido Adulto ou permanente: Tecidos especializados compostos por células com função específicas.
O tecido epitelial de revestimento pode ser ainda classificado de acordo com o formato das células. ... Epitélio cúbico: tecido com células em formato cúbico. Epitélio colunar: tecido com células alongadas. Epitélio escamoso: tecido com células achatadas, que lembram azulejos.
Como saber quanto vou receber de Acerto da empresa?
Como ver o histórico de pesquisa no celular?
Como sobreviver em um incêndio?
Tem como soldar cobre com alumínio?
Como usar escala pentatônica na guitarra?
Qual o melhor tipo de solda para chapas finas?
Como sobrepor texto sobre texto no Word?
Qual a melhor posição para cair de um lugar alto?
Como consertar um furo no cano de cobre?
Como inserir imagem em um comentário no Excel?
O que é um ataque epilético e como agir diante de um paciente em crise?
Como se dá a formação dos contratos?
Como socorrer uma pessoa que está com pressão alta?
Como se dá a participação dos cidadãos no SUS?