O governo de Juscelino Kubitschek que tomou posse em 31 de janeiro de 1956, foi conhecido como desenvolvimentista, e tinha como lema os “cinquenta anos em cinco”. Dentro da sua política econômica tinha o Plano de Metas, baseado em seis pilares. Um destes era a construção de uma nova capital: Brasília.
“Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, reconhecido como a maior figura da conspiração patriótica, foi igualmente, o principal responsável pelo projeto de mudar a capital”, conta o jornalista e pioneiro de Brasília Adirson Vasconcelos, em seu livro A Mudança da Capital.
A cidade de Brasília foi projetada para ser símbolo da modernização e desenvolvimento de Juscelino Kubistchek. O presidente usou a obra como propaganda nacionalista e modernista, para exaltar o seu governo.
Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília.
Quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Salvador perdeu o posto de porto mais importante. Desta maneira, a sede do governo é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração durante o ciclo do ouro.
35 curiosidades que você vai gostar
A mudança foi estratégica, na visão do Secretário de Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), o Marquês de Pombal, pois era preciso proteger o escoamento de riquezas pela região.
A primeira capital do Brasil foi Salvador. Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, pois o ouro e os diamantes passaram a ser escoados pelo porto do Rio de Janeiro, aumentando a sua importância econômica e política.
É atribuída ao Marques de Pombal a ideia mais antiga que se conhece de transferir a capital do Brasil para o interior. Em 1751, ele contratou um cartógrafo italiano que elaborou a carta geográfica de Goiás e ressaltou o valor estratégico do Planalto Central.
Em 1922, no então governo do presidente Epitácio Pessoa, foi erguida no dia 7 de setembro na área então marcada, a pedra fundamental para a construção de Brasília, mesmo assim os presidentes seguintes não se interessaram em levar à cabo a continuidade desse projeto.
Transferência da capital para o interior foi proposta em 1821.
Mas o nome "Brasília"- versão em latim de Brasil - surgiu muito antes da construção da cidade. Foi sugerido para designar a capital do país em 1821, por José Bonifácio de Andrada e Silva, um naturalista e político brasileiro, conhecido como "Patriarca da Independência".
Além disso os motivos para essa mudança eram os de proteger o poder de uma invasão, o que seria fácil através do litoral no Rio de Janeiro, assim como para levar o desenvolvimento a outras regiões do País. Brasília está localizada no planalto central, que possui uma topografia suave com altitude média de 1.172 metros.
Para que a ideia não perdesse fôlego com o passar do tempo, como ocorrera na Primeira República, o diretor do Serviço de Informações e Estatísticas do Ministério da Educação, Mário Augusto Teixeira de Freitas, propôs ao governo de Getúlio Vargas a transferência gradual da capital para o interior.
O Marquês de Pombal, em 1716, sugeriu, pela primeira vez, a necessidade de interiorizar a capital do Brasil. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, retomou o assunto da interiorização da capital, sugerindo o nome Brasília.
Oscar Niemeyer fez as curvas no concreto e deixou seus traços na grande maioria dos monumentos da nova capital. Apesar de idealizada por dois dos maiores arquitetos do país, Brasília foi desenhada a várias mãos.
Rio de Janeiro (1763 – 1960)
Em 1822 a cidade torna-se a capital do então Império do Brasil e em 1834 torna-se um município neutro deixando a capital da província do Rio de Janeiro para a cidade de Niterói.
Desde que você nasceu, e bem antes disso, a capital do Brasil é Brasília, no Distrito Federal. Mas você sabia que o país já teve outras duas capitais? A primeira foi Salvador, na Bahia, que ocupou o posto entre 1549 e 1763. Depois, o título passou para o Rio de Janeiro, até seguir para Brasília em 1961.
A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.
A transferência da capital do Brasil do litoral para o interior era ideia antiga, que remontava à Inconfidência Mineira e ganhara força na época da Independência. Mas foi apenas em 21 de abril de 1960, com a inauguração de Brasília, que este sonho se concretizou.
Destaca três fatores como sendo, possivelmente, os mais relevantes para entender essa mudança: a questão militar e os conflitos no extremo sul da colônia; a rearticulação econômica provocada pela mineração do ouro e a importância crescente do Rio de Janeiro no tráfico de escravos.
A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
A construção de Brasília foi uma obra realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek e estendeu-se de 1957 a 1960. ... A construção de Brasília foi parte do Plano de Metas, idealizado para promover o crescimento e o desenvolvimento do país.
Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior do país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.
O que caracteriza o tipo sanguíneo Bombay?
Quais são suas estratégias práticas para realizar a venda dos produtos?
Quanto ganha um Recém-formado em astronomia?
O que pode acontecer em uma projeção astral?
Como transformar ar-condicionado 220 em 110?
Quando a empresa não dá baixa na carteira de trabalho?
Porque é importante cuidar do Cerrado?
Quais os tipos de ginástica artística?
Que tipo de empresa abrir em 2021?
Quais são os sintomas de sinusite bacteriana?
Vai ter feriado de Carnaval em fevereiro 2022?
Quais são os principais paradigmas de programação e suas características?
O que significa banco de horas?
Quais são os princípios do método dialético?