Ouça em voz altaPausarQuem trabalha na indústria é chamado, se for parte dos setores produtivos, de operário ou de proletário, sendo o conceito de proletariado usado, desde o Século XIX, para opor a condição do trabalhador industrial à dos donos das fábricas.
Ouça em voz altaPausarAs indústrias são responsáveis pela maioria dos produtos que usamos em nosso dia a dia. Elas transformam a matéria-prima em produtos industrializados. Os trabalhadores nas indústrias chamam-se operários, já os donos das indústrias são chamados de industriais.
Ouça em voz altaPausarHomens, mulheres e crianças. Explicação: Mulheres e crianças trabalhavam da mesma maneira que os homens, nas mesmas condições, mas o salário pago a eles era bem mais baixo. Portanto, era muito mais lucrativo contratá-los.
Ouça em voz altaPausarOs operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.
Ouça em voz altaPausarTécnico de celulose e papel.
Ouça em voz altaPausarSignificado de Industriário substantivo masculino [Brasil] O empregado de uma indústria; operário.
Ouça em voz altaPausarChamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação. As máquinas eram os novos meios de produção da riqueza econômica e o seu alto valor fazia com que apenas as classes economicamente abastadas tivessem condições de adquiri-las.
Ouça em voz altaPausarA formação do operariado brasileiro se efetivou prioritariamente por brasileiros oriundos de regiões pobres e pela grande maioria de imigrantes estrangeiros (italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros).
Ouça em voz altaPausarA vida dos trabalhadores ingleses nas fábricas durante o período inicial da Revolução Industrial era vivida em condições precárias. Longas jornadas de trabalho em ambientes inóspitos, com salários baixos e funções que exigiam posturas desconfortáveis e perigosas.
De acordo com um relatório da CLW que envolvia dez fábricas que trabalham para gigantes da tecnologia como IBM, Dell, Philips, Microsoft, Apple, HP e Nokia, divulgado em julho de 2011, os funcionários de tais fábricas recebiam baixos salários, o que lhes obrigava a realizar horas extras para complementar a renda.
A indústria, no sentido de manufatura, tornou-se um setor fundamental da produção e do trabalho em países norte-americanos e europeus durante a Revolução Industrial, o que acabou com as antigas economias mercantil e feudal através de muitos avanços tecnológicos rápidos e sucessivos, como a produção de aço e carvão.
A indústria têxtil brasileira é a segunda maior empregadora da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos). São cerca de 1,5 milhão de empregos diretos e quase 8 milhões de empregos indiretos em mais de 33 mil empresas em todo o país.
A última etapa, de tapeçaria e mecânica, é a que exige a presença de um funcionário. Cada fábrica tem suas particularidades e métodos de trabalho – na linha de São José dos Campos, por exemplo, atuam 8.500 funcionários.
Quais são os gatilhos da ansiedade?
Como funciona o aplicativo do Uber 99?
Como funciona uma empresa Eireli?
O que é Wi-fi integrado na TV?
O que significa Imposto de Renda regressivo?
Como conseguir Work Holiday Visa Canadá?
O que é o controle integrado de pragas?
Como território brasileiro foi dividido no início da colonização?
Como foi a descoberta da cor azul na idade antiga?
Como foi feita a Bíblia Sagrada?