Usada por povos indígenas da Amazônia em rituais de cura espiritual, a ayahuasca foi incorporada a partir dos anos 1930 em cerimônias de seitas religiosas criadas por seringueiros – Santo Daime e União do Vegetal, no Acre, e Barquinha, em Rondônia. Nos anos 1980 passou a ser consumida em outras partes do mundo.
O usuário tem visões mesmo com os olhos fechados, delírios e sensação de vigilância. Essas visões costumam mostrar animais, divindades, demônios e seres da floresta, além da sensação de voar. A droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição.
O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida na região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma Doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, a ayahuasca.
A ayahuasca não é uma droga, mas sim uma erva medicinal usada em rituais religiosos. As comunidades religiosas que a utilizam são sincréticas, unindo ícones do xamanismo indígena, do kardecismo, do catolicismo, da umbanda e de religiões orientais.
A ayahuasca é uma infusão vegetal psicoativa da Amazônia. Tipicamente, provoca poderosas visões, assim como alucinações em todas as demais modalidades de percepção. Essas experiências geralmente se associam a insights pessoais, ideações intelectivas, reações afetivas e experiências espirituais e místicas profundas.
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"Por ser legal no Brasil, ayahuasca traz oportunidade de pesquisa única" A pesquisa, realizada com camundongos, mostrou ainda que a estimulação neurogênica observada após o tratamento com DMT está relacionada a uma melhora no aprendizado espacial e tarefas de memória in vivo.
Os efeitos aparecem de 30 a 45 minutos, aproximadamente, e podem durar até quatro horas (Mckenna et al., 1998). As b-carbolinas têm propriedades alucinógenas (Cazenave, 1996) e, portanto, contribuem para a atividade da bebida Ayahuasca.
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Ayahuasca é um chá, com potencial alucinogênio, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas.
Outra expressão é entrar na “força”, ou seja após a ingestão da ayahuasca, que varia de 15 a 40 minutos, acontece o fenômeno da expansão da consciência. Nesse momento, todos os chacras ficam alinhados e totalmente abertos. Depois de uma hora e meia da ingestão da primeira dose, será servida a segunda dose.
Por meio dessa metodologia de trabalho foi possível concluir que a bebida Ayahuasca adquiriu para os seguidores do Santo Daime o significado de ser um veículo de um sacramento eucarístico cristão cujo conceito se explica por meio do conceito de Juramidam, que tanto se refere ao nome espiritual do fundador da religião ...
O Mestre Irineu, como é conhecido por seus seguidores ao beber o chá, recebeu uma doutrina de cunho cristão e eclético, reunindo tradições católicas, espíritas, esotéricas, caboclas e indígenas, ou seja, muito rica culturalmente e que prega a tolerância religiosa.
O Santo Daime é uma doutrina eclética, de fundamentação cristã, cujo objetivo é, através do uso ritual da bebida Santo Daime, alcançar o conhecimento profundo de si mesmo, juntamente com uma comunhão com Deus.
Antes de cada ritual, é preciso seguir uma dieta de pelo menos 48 horas sem álcool, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.
Na literatura científica, preponderou durante muito tempo o termo alucinógenos, mas hoje o termo mais utilizado tem sido psicodélicos; já enteógenos é empregado mais frequentemente entre grupos urbanos com inspirações/influências dos contextos tradicionais de uso ritual de plantas/fungos psicoativos.
O que a análise de casos deixa claro é a atividade subjetiva da ayahuasca. Se ela atua de formas diferentes em indivíduos diferentes, não fará o efeito desejado em qualquer pessoa que sequer saiba o que está fazendo ou o que está buscando. É preciso uma preparação acima de tudo psicológica.
Xamã O sacerdote do xamanismo é o xamã, que geralmente entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes incomuns, invocando espíritos, plantas etc., através de objetos rituais, do próprio corpo ou do corpo de assistentes e pacientes.
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Ele só pode ser utilizado em ritual religioso, em locais autorizados pela direção das entidades, e não pode ser associado a qualquer outra droga ilícita. As entidades também não podem vender o chá nem fazer propaganda de seu uso ou tratá-lo como atração turística.
O conselheiro explica que, nas celebrações, são servidas duas doses da ayahuasca. A primeira, de 50 ml, obrigatória, é oferecida no início da reunião. Uma hora e meia depois, quando o efeito da bebida já foi atenuado, uma nova dose, desta vez de cerca de 30 ml, é servida.
A forma mais reportada do uso da ayahuasca em gotas tem sido o uso diariamente, variando de 1 à 2ml (20 à 40 gotas) sublinguais, sendo ingeridas ao acordar e antes de dormir.
O vômito, em particular, deriva de sua ação na área postrema, área do tronco encefálico que controla a urgência em vomitar. Nessa região cerebral a ayahuasca age nos receptores de serotonina 5HT3 – também presentes no estômago – potencialmente contribuindo para náuseas, vômito e diarreia, Tófoli me contou.
A peia é popularmente conhecida entre os adeptos do culto do Santo Daime como surra do daime. Expressa-se por vômitos, diarréias, tremedeiras, mal estar, ou qualquer outro tipo de evento desagradável pelo qual possa se encontrar o sujeito sob efeitos do potente alucinógeno de origem indígena.
O uso da forma verbal dai-me entre os falantes ocorre em expressões generalizadas de uma referência a Deus, ao Senhor.
Raimundo Irineu Serra, o Mestre Irineu, nasceu no Maranhão, neto de escravos. No século XX, migrou para a região do Acre, onde trabalhou com extração da borracha e se inscreveu na força policial.
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