A hepatite A, na grande maioria das vezes, cursa sem causar grandes problemas nem deixar seqüelas. Já na hepatite B, e principalmente na hepatite C, a doença pode se tornar crônica, ou seja, o vírus pode permanecer no organismo da pessoa infectada durante muitos anos.
Tipo de hepatite A nunca se torna crônica. Quando uma pessoa se recupera de hepatite A está imune contra a hepatite A para o resto de sua vida e nunca terá a doença novamente.
Quando sintomática, observa-se dores no corpo, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados. Estes sintomas podem aparecer algumas semanas após o contato com o vírus A e curam em cerca de 10 dias, mas podem durar até 3 ou 4 semanas. Em raras vezes, a hepatite A pode ser mais grave, comprometendo o fígado em poucos dias.
Em algumas pessoas se manifesta por meio de icterícia (pele e olhos amarelados) e insuficiência hepática. Também é considerada a primeira fase da doença hepática alcoólica, que resulta em acúmulo de gordura no fígado e, em estágios mais avançados, pode levar à cirrose.
A transmissão da hepatite A é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal (OMS, 2019).
32 curiosidades que você vai gostar
A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.
A principal via de transmissão da hepatite A é por via fecal-oral, ou seja, por meio do consumo de alimentos e água contaminada por fezes de pessoas portadoras do vírus. Dessa forma, quando os alimentos são preparados com más condições de higiene existe um maior risco de ter a doença.
Esteato-hepatite: A esteato-hepatite é causada por uma condição chamada de esteatose hepática. Trata-se de um acúmulo de gordura no fígado que pode acabar resultando em um processo de inflamação no fígado.
Hepatite B crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B que durou por mais de seis meses. A maioria das pessoas com hepatite B crônica não apresenta sintomas, mas alguns sentem um mal-estar geral e perda do apetite. Ter hepatite B crônica também aumenta o risco de câncer hepático.
O que acontece se tomar açafrão todos os dias?
O que Jesus falou sobre esse mundo?
Como é que se fala em inglês boa tarde?
Como procriar o dragão Vulcano?
Como fazer um caminho de balões?
Como é feito o corte de cabelo bordado?
Como montar o corpo de um trabalho?
Como separar Dados em planilha?
Qual os benefícios do chá da folha da manga?
O que é a estrutura de um trabalho escolar?
Como se tornar advogado de banco?
O que colocar no desenvolvimento de um trabalho?
Como separar as sílabas de construção?