E as doenças da tireoide podem atrapalhar a produção desses hormônios, tanto para mais como para menos, levando a alterações no metabolismo. Um exemplo é o excesso de produção, conhecido como hipertireoidismo, que pode apresentar sintomas como aumento do apetite, porém com a perda de peso.
O hipotireoidismo, ou seja, produção insuficiente dos hormônios tireoidianos, geralmente pode levar ao aumento discreto do peso e/ou dificuldade de perder peso, já que o metabolismo fica prejudicado. Tudo isso depende também do grau do hipotireoidismo, do estilo de vida e genética.
A nutricionista Alexandra Marinho elaborou um cardápio detox da tireoide com aproximadamente 1200 calorias diárias, que possibilita a perda de até 5 kg em 30 dias. Para acelerar o emagrecimento, faça 40 minutos de atividade física, três vezes por semana, e não esqueça de tomar 2 litros de água diariamente.
Embora um sintoma muito comum do hipotireoidismo seja o aumento de peso, em alguns casos, as pessoas podem emagrecer. Isto acontece porque a medicação que a pessoa está a fazer para o tratamento do hipotireoidismo não está adequadamente ajustada, o que pode ter consequências graves para a saúde.
Portanto, não é correto afirmar que hipotireoidismo ou hipertireoidismo têm como consequência direta ganho ou perda de peso. Entenda: a tireoide sozinha não engorda e nem emagrece ninguém. São as disfunções na glândula, somadas a outros fatores, que podem resultar no aumento ou na perda de peso.
35 curiosidades que você vai gostar
No hipotiroidismo, o indivíduo apresenta o metabolismo baixo tendendo a engordar, no caso de hipertiroidismo o efeito é contrário. O ideal seria você rever a ingestão do medicamento com o endocrinologista e ser acompanhado por um nutricionista para ganho de peso.
Enquanto que o hipertireoidismo pode causar sintomas como agitação, nervosismo, dificuldade de concentração e emagrecimento, o hipotireoidismo causa sintomas como cansaço, perda de memória, facilidade para engordar, pele seca e fria, ciclo menstrual irregular e queda de cabelo.
Uma pesquisa mostrou que o exercício aeróbico de moderada a alta intensidade junto com a musculação pode ajudar a aumentar os níveis de hormônio da tireoide. Por sua vez, isso pode ajudar a acelerar ou normalizar seu metabolismo.
Hipotireoidismo engorda? Mito: O ganho de peso pode ser uma das manifestações do hipotireoidismo, mas existem muitos pacientes portadores da disfunção da tireoide que não engordam. Quando acontece, o ganho de peso é pequeno, de dois até quatro quilos e um bom tratamento tende a reverter o ganho de peso.
Quem tira a tireoide emagrece?
Onde a TV deve ficar no quarto?
Qual o remédio bom para úlcera?
O que significa possível sobrecarga ventricular esquerda?
O que é consumir é consumismo?
Qual o valor do salário de um padeiro nos Estados Unidos?
Como saber se tenho direito ao Auxílio Emergencial 2022?
O que significa impávido colosso do Hino Nacional?
Qual a primeira lei da educação?
O que fazer se o som do celular não funciona?
O que é pluralidade cultural Cite alguns exemplos?
Quais são os alimentos que contém farinha branca?
Pode Usar carregador turbo no iPhone?
Quais as principais funções da membrana?
Quanto sobe a hemoglobina com uma bolsa de sangue?