Beber cerveja pode fazer bem à saúde do coração. Essa é a conclusão de um estudo italiano da Fundação Giovanni Paolo II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, o consumo tanto da cerveja quanto o vinho, contanto que em doses moderadas, pode reduzir em 31% as chances de se ter uma doença cardiovascular.
O efeito tóxico da bebida atinge o coração e, com o passar do tempo, dificulta a atividade de algumas enzimas nas células cardíacas, o que deixa o músculo cardíaco fraco e flácido: a chamada cardiomiopatia alcoólica.
A equipe ainda não sabe dizer como o álcool provoca a aterosclerose, mas levanta uma hipótese. Eles sabem que o consumo moderado da bebida aumenta os níveis de HDL, também conhecido como bom colesterol, que consegue absorver a gordura depositada nas artérias.
Sendo muito direto e objetivo, não há dúvidas de que a melhor bebida alcoólica para o coração, do ponto de vista de proteção, é o vinho tinto. A concentração de substâncias conhecidas como polifenois determina os reais benefícios de uma bebida alcoólica para a saúde cardiovascular.
Há ainda evidências de que o consumo moderado de cerveja possa elevar o HDL-colesterol (bom colesterol), reduzir o LDL-colesterol (colesterol ruim), reduzir marcadores de inflamação do nosso organismo e produzir vasodilatação, o que é benéfico para os indivíduos com doenças cardíacas.
Algumas pesquisas apontam que o álcool colabora para o enrijecimento das artérias, prejudicando o bombeamento de sangue pelo corpo. Além disso, se a pessoa já consome bebidas alcoólicas e já tem a pressão alta, o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho faz um alerta em relação à quantidade.
De acordo com o especialista, a quantidade total de álcool ingerida é um fator mais importante do que a frequência de consumo e os distúrbios mais comuns e graves do coração são estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias, que pode levar à dor no peito, falta de ar e ataques cardíacos súbitos.
O consumo frequente da bebida pode interferir no tempo das batidas do coração, aumentando o risco de arritmias. Há algum tempo autoridades de saúde do mundo inteiro, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS), têm alertado para os perigos do consumo excessivo de energéticos.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
Os efeitos do consumo do álcool a curto prazo são conhecidos: ressacas, cansaço, má aparência. A longo prazo, a ingestão da substância está ...
O exagero no álcool está relacionado a uma porção de doenças, inclusive, a insuficiência cardíaca, ressalta o médico. O excesso é sinônimo de encrenca na certa.
Um relatório publicado recentemente na revista científica Bio Med Central (BMC) Innunology revelou que o álcool afeta a capacidade do organismo de combater infecções virais. E estudos sobre fertilidade indicam que mesmo o consumo moderado da substância diminui a probabilidade de uma mulher conceber.
Você costuma tomar bebida alcoólica? Das 5.318 participantes da pesquisa Sinta Seu Coração, 65% responderam não.
Como movimentar as peças de xadrez?
Qual a importância do reino vegetal para o planeta?
Como mudar a voz do TTS do Discord?
Como aconteceu a influência da religião cristã com a cultura do reino de Axum?
Como ver área de impressão no Excel?
Como alterar a privacidade de todas as publicações no Facebook?
Quais são as monarquias atuais?
Qual a doença que o rato transmite?
Como mudar qualidade de vídeo YouTube?
Quanto tempo o psyllium faz efeito?
Como mudar a alimentação para perder peso?
Como liberar a voz da kronika?
Como é dividido o reino animal?
Como mudar a sua voz no CS GO?
Quantos profetas de Baal foram mortos por Elias?