Eletroestimulação transcutânea, técnicas de relaxamentos, cinesioterapia, acupuntura e termoterapia, são alguns exemplos de recursos que podem ser utilizados em conjunto com o tratamento medicamentoso, na tentativa de minimizar quadros de dor oncológica.
A fisioterapia atua com recursos terapêuticos também na redução dos efeitos colaterais do tratamento de câncer, evitando complicações e contribuindo para o restabelecimento desses pacientes. O fisioterapeuta é capaz de avaliar as limitações adquiridas e definir tratamentos que proporcionam benefícios.
Para isso, o fisioterapeuta pode se utilizar de várias intervenções fisioterapêuticas como:
Uma vez que o câncer foi para os ossos, raramente pode ser curado, mas dispomos de tratamentos variados para impedir/ retardar a evolução da doença. O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).
Os objetivos da fisioterapia são corrigir as alterações da postura e do equilíbrio, manter a força muscular, evitar encurtamentos e prevenir complicações respiratórias.
A fisioterapia oncológica precoce vem desempenhando um importante papel na prevenção e minimização dos efeitos adversos do tratamento do câncer de mama, que acomete um grande número de mulheres. A fisioterapia reduz os riscos de complicações e pode restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas.
A fisioterapia em oncologia é uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.
Segundo Rocha; Cunha (2016), os principais papéis do fisioterapeuta nos cuidados paliativos oncológicos são: auxiliar o paciente a manter sua identidade; apoiá-lo na manutenção de vida ativa até a morte; gerar conforto; manter a independência dos pacientes; estimular o contato com a família e atuar nos sintomas.
As células cancerígenas podem afetar os ossos, interferindo nos osteoblastos e osteoclastos: Produzindo substâncias que se ligam aos osteoclastos. Isso leva à fratura óssea antes do osso novo ser formado, o que enfraquece os ossos.
O tratamento para câncer ósseo é indicado pelo oncologista e depende do tipo de tumor, como condrossarcoma ou tumor de Ewing, por exemplo e do tamanho e da sua localização, sendo que normalmente inclui a realização de quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, a realização de cirurgia para amputar o membro afetado, mantendo, se ...
O fisioterapeuta oncológico pode atuar tanto no pré-operatório, quanto no pós-operatório e também nos tratamentos não cirúrgicos. Por isso, é fundamental que ele conheça bem cada tipo de câncer, seus estágios, suas complicações mais comuns e os tratamentos (cirurgia, quimioterapia, radioterapia).
O câncer nos ossos pode provocar dor e inchaço das articulações e facilitar a quebra dos ossos. Esse tipo de tumor também leva a perda de peso e febre.
Os principais benefícios da fisioterapia após o câncer de mama são melhora da imagem corporal, da capacidade para desempenhar as atividades diárias, e promover a satisfação para capacidade para o trabalho e a satisfação consigo mesma.
Qual antidepressivo causa bruxismo?
Que são alimentos ultraprocessados?
Qual o significado das políticas sociais?
O que falar quando acabar o assunto?
Como declarar dinheiro em mãos?
Quantas calorias o corpo gasta acordado?
Como ativar LED de notificação moto g5s?
O que quer dizer boca de sandália?
Qual o nome do fungo que dá no pão?
Qual é o significado do coração azul?
Quais são os felinos que tem no Brasil?
Quem recuperou a Arca da Aliança?
Por que o Caveira Vermelha foi para Vormir?
Como alterar as permissões de um arquivo?