Dormir no ar condicionado pode causar ressecamento da mucosa respiratória, diminuir a defesa local e facilitar a aquisição de infecções ou processos alérgicos. O que fazer? Simples: use o ar condicionado.
Ar-condicionado faz mal para quem está gripado? Pode ficar tranquilo, pois se você acha que o ar-condicionado não faz mal para gripe está errado. O que pode piorar o quadro de quem já está gripado é o fato dele ressecar o ar e isso acaba causando uma congestão nasal.
Utilizados com moderação, ambos são bons aliados para manter o conforto de sua temperatura corporal. E nem ar condicionado, tão pouco o ventilador, trazem problemas para quem está gripado. Isso, claro, desde que os aparelhos e o ambiente estejam devidamente limpos.
Muito se fala que dormir com ar-condicionado ligado traz problemas para a saúde, mas isso não passa de mito. Na realidade, o condicionador de ar, se usado de maneira correta, pode deixar a sua noite ainda melhor, já que, afastando o calor, dormir se torna muito mais fácil e confortável.
Não há comprovação científica de que o choque térmico é o causador de problemas tais como quadros alérgicos ou resfriados comuns. No entanto, a crença popular nos induz a achar que o ar condicionado é o vilão para os problemas respiratórios, nariz escorrendo, dor de garganta, piora da voz e falta de ar.
23 curiosidades que você vai gostar
O ideal é, ao ligar o aparelho, aumentar a oferta de água no cômodo, o que não acontece na maioria das vezes. Com o ar seco, as vias aéreas ficam prejudicadas e irritadas. Para ficar confortável, a umidade do ar deve permanecer entre 50 e 60%. Fora a secura, a boa conservação desse eletrodoméstico é importante.
Entre as medidas caseiras, a otorrinolaringologista afirma que a melhor opção é o gargarejo de água morna com um pouco de sal. Além disso, as pastilhas e o própolis aliviam a dor, mas não tratam o problema e, por isso, é sempre importante procurar um médico para avaliar a causa das dores.
Se você mora em regiões muito quentes, usar o ar-condicionado para dormir é quase uma regra, isso porque com as altas temperaturas, pegar no sono é mais difícil. Mas se você também não quer passar muito frio a noite, a temperatura do ar-condicionado deve estar ajustada entre 20°C e 23°C.
Não há um consenso sobre o que é melhor: ar condicionado ou ventilador. Enquanto o primeiro provoca um ressecamento maior, o segundo gera uma corrente de ar, que pode fazer partículas alergênicas circularem pelo ambiente.
Mas, mesmo na hora de dormir, a temperatura ideal do ar-condicionado deve respeitar a faixa de 23ºC. Isso porque uma temperatura muito baixa, na qual a gente tenha que se cobrir com cobertores mais grossos, pode causar incômodo ao nosso corpo.
O ar condicionado tem a vantagem de controlar a temperatura, porém o ressecamento que ele causa no ambiente pode prejudicar a garganta, o nariz e os brônquios, por exemplo, gerando prejuízos maiores em pacientes com rinite, asma e outras condições.
"Qualquer coisa que resseque as vias aéreas, principalmente a garganta, pode provocar dor na garganta. A respiração bucal em um ambiente com o clima muito seco pode deixar a garganta seca. O ventilador e o ar-condicionado ressecam ainda mais o ambiente ao diminuir a umidade do ar", explica a otorrinolaringologista.
O ar condicionado proporciona maior conforto térmico, mas consome mais energia e retira umidade do ambiente; já o ventilador é mais barato, porém refresca menos o cômodo. ... Já em lugares onde o calor não dá trégua, talvez seja difícil dispensar o ar condicionado.
Não, o simples fato de usar ar-condicionado não traz nenhum prejuízo para a sua saúde. O que acontece é que esse eletrodoméstico suga o ar do ambiente retirando boa parte de sua umidade, o que acaba deixando o ar mais seco e pode fazer com que algumas pessoas sintam irritações no nariz, garganta e olhos.
Evite o ressecamento do nariz com cuidados simples
Provavelmente você não vai conseguir escapar de ambientes com ar-condicionado neste verão. Por isso, a melhor dica é manter-se sempre hidratado, levando com você uma garrafa de água mineral. Outra dica é lavar o nariz com soro fisiológico.
Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.
O consumo de energia elétrica sempre vai variar de acordo com o modelo e a marca do seu ar-condicionado ou ventilador. Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz.
5 formas simples para umidificar o ar em casaTer uma toalha molhada no quarto. ... Colocar um balde de água fervente no quarto. ... Ter plantas dentro de casa. ... Tomar banho com a porta aberta. ... Usar um umidificador de ar eletrônico.
Quando você liga o ar-condicionado em 23°C, ele vai estabilizar muito rápido, vai ficar mantendo aquela temperatura e não vai desgastar o equipamento”.
Assim, se você deixar o ar-condicionado mais próximo da temperatura ambiente, entre 22ºC e 24ºC, você diminui o esforço do aparelho e consegue economizar energia.
O clima ideal para ambientes fechados tem determinações distintas: a da OMS (Organização Mundial da Saúde) e gira entre 20º e 23º. Enquanto isso, a temperatura ideal do ar-condicionado para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) gira entre 20º a 23º no inverno e 23º a 26º no verão.
Espaços com ar-condicionado tendem a ficar mais secos, o que piora a congestão nasal. Isso se deve à perda de umidade, que resseca o nariz e causa irritação. O ideal é optar por ambientes com ventilação natural e bem arejados.
O ar-condicionado causa dor de garganta porque retira a umidade do ar, fazendo com que as vias aéreas se ressequem. A falta de manutenção e limpeza nos aparelhos condicionadores de ar pode causar alergias e irritações nas mucosas.
Assim, quando uma pessoa alérgica entra em contato com esse tipo de ambiente, rinites e outros problemas podem surgir. Os principais sintomas das alergias respiratórias são dificuldade para respirar, tosse, dores de cabeça, nariz ressecado, garganta arranhando e espirros frequentes.
Se mantenha hidratado para proteger suas mucosas
Tome bastante líquido! Assim, sua garganta não resseca e você também melhora a sua saúde ingerindo líquidos. Deixe uma garrafa com água sempre perto de você. Se possível, não deixe a temperatura do aparelho muito baixa, porque ela resseca ainda mais as mucosas.
Como saber o saldo do cartão do cidadão?
Como identificar contatos abertos e fechados de acordo com a numeração?
Quais as maquiagens que devo ter?
Como funciona o ingresso em mestrado?
Como é utilizado o laringoscópio?
Como funciona um RPG de K-pop?
Quais os principais danos causados pelos ácaros Tetraniquídeos?
Como montar um lava rápido em domicílio?
Como emitir nota fiscal sociedade individual de advocacia?
Como colocar os valores no gráfico do Word?
Como identificar o canal do MOSFET?
O que colocar numa cesta para recém-nascido?