A numeração dos contatos que representam os terminais de força é feita como segue.
Portanto, para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. Assim, a corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes. Bem fácil de calcular, não é mesmo?
Essas categorias, foram feitas para estabelecer a corrente máxima que um determinado contator deverá estabelecer ou interromper. Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4.
Apesar de amplamente utilizado para o acionamento de motores elétricos, o contator pode ser usado em diversas outras aplicações. O funcionamento dele é muito parecido com o relé, ele possui uma bobina, e quando esta é ativada, cria um campo magnético e faz com que os contatos mudem de posição.
In = Corrente Nominal do dispositivo que o contator vai ligar (Amperes) Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes.
Como tomar banho com pontos cirúrgicos?
Qual é o objetivo do marketing de relacionamento?
Quantos são os órgãos do corpo humano?
Quantas pessoas já morreram no Game of Thrones?
Como dispensar um cliente de forma educada?
Quem era o cowboy do BBB que morreu?
Como podemos contribuir como cidadãos para termos um ambiente melhor e com consumo consciente?
É melhor correr ou pular corda?
Qual o maior perigo no trânsito?
Quantos dedos para doar cabelo?