O que é misofonia? Quando você sofre de misofonia você tem uma reação forte a sons específicos. Se sons, no seu dia a dia, semelhantes a de uma torneira pingando, mastigação ou de um clicar de uma caneta lhe irritam ou causam pânico, você deve estar sofrendo de misofonia.
Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.
Para pacientes de hiperacusia sons comuns que não são tão altos, e claro, não prejudiciais à uma audição normal, como um latido de cachorro, risos, som do aspirador, toques de telefone, uma torneira pingando, podem causar dor, frustração e irritação, agravando sintomas como zumbidos, cefaleias e vertigens.
A misofonia, também chamada de Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som (SSSS ou S4), diferentemente da hiperacusia, não ocorre com qualquer tipo de som e não necessariamente com sons de baixa e moderada intensidades. A misofonia está diretamente relacionada ao significado do som.
Qual é a causa da misofonia Sabe-se que a misofonia é uma doença neurológica, sendo que a irritação que os sons podem causar está no fato de que os estímulos auditivos são confundidos dentro do sistema nervoso central. Há indivíduos, inclusive, que têm uma condição semelhante, mas que afeta a visão.
Fugir do local do barulho; Evitar algumas atividades devido a pequenos barulhos, como não ir comer fora para não ouvir pessoas mastigando; Reagir de forma exagerada a um barulho simples; Pedir de forma ofensiva para que o barulho pare.
Às vezes, as pessoas zombam daquelas com sensibilidades sonoras. Alguns vão causas gatilhos de sons exagerados para provocar ou provocação. Adicionalmente, alguns família, amigos, e colegas de trabalho tentam fazer a luz do problema. As pessoas com misofonia são às vezes orientadas para "tentar ignorar o som."
O tratamento consiste em desenvolver estratégias de enfrentamento , tais como terapia cognitivo-comportamental e terapia de exposição. O termo “misofonia” foi cunhado pela primeira vez por fonoaudiólogos Pawel e Margaret Jastreboff em uma publicação em 2000.Pessoas que sofrem de misofonia formaram grupos de apoio online.
A misofonia, às vezes, pode ser confundida com outras duas condições. São elas a hiperacusia e a fonofobia. Enquanto a primeira se refere a um problema em que os sons são percebidos de forma anormal, podendo levar à dor física, a segunda é o medo ou raiva de alguns sons.
Aqueles com misofonia podem ser relutantes em compartilhar seus sintomas e gatilhos. O compartilhamento pode ter resultados incertos. Às vezes, as pessoas zombam daquelas com sensibilidades sonoras. Alguns vão causas gatilhos de sons exagerados para provocar ou provocação.
O que fazer com uma cômoda antiga?
Como filmar uma reunião no Teams?
Como são financiadas as políticas sociais?
O que quer dizer a palavra relaxa?
Como salvar o áudio do WhatsApp no PC?
Como é feita a batata de Fast-food?
Como se escreve a palavra repousando?
Como tirar ferrugem de cromados?
Como salvar gradiente no Illustrator?
Como restaurar backup do Google Drive no WhatsApp?
Qual é o nome que se dá ao conjunto de montanhas?
Quais são as células que formam o corpo humano?
Como recuperar o arquivo da DCTF?