Isso nos leva ao seguinte conceito: “Portadores de altas habilidades/superdotados são os educandos que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior, aptidão acadêmica específica pensamento criativo ou produtivo, ...
De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.
A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.
Continuar trabalhando para o desenvolvimento da criança superdotada. Falando e brincando com ela. Manter conversações sobre coisas cotidianas com os adultos, expressando seu parecer. Prestando atenção às suas inclinações pela arte ou pelos números e ajudando-as a desenvolver essas habilidades.
A pessoa com altas habilidades podem estar só um passo a frente do desempenho das em geral, ou destacam-se de maneira notável. A ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação) ilustra: “ A habilidade superior, a superdotação, a precocidade, o prodígio e a genialidade são gradações de um mesmo fenômeno.
IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO APRESENTADAS POR ALUNOS MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO REGULAR Bárbara Amaral Martins – UNESP Miguel Cláudio Moriel Chacon – UNESP Agência Financiadora: CAPES
Os termos “pessoa com altas habilidades” e “superdotado” são mais propícios para definir criança ou adolescente que demonstra sinais ou indicação de habilidade superior em alguma área do conhecimento, quando comparado a seus pares. Por isso que muitos pesquisadores preferem o uso de termos alternativos, como “talento” ou “altas habilidades”.
O diagnóstico de altas habilidades é complexo e feito por especialistas em saúde e educação — educadores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e outros. É importante salientar que escalas e testes não diagnosticam, mas podem ser ferramentas importantes na identificação de crianças superdotadas.
Qual foi o benefício da revolução verde?
Quem comanda o tráfico na Colômbia?
Pode dar mamadeira depois do antibiótico?
Quem foi o criador da modalidade?
Quais os locais de aplicação Intradermica?
Como fazer para ativar a câmera?
Qual a importância da gestão tributária nas empresas?
Quantos dragões os Targaryen tinham?
Quais os doces portugueses mais consumidos no Brasil?
Quantas linhas tem que ter uma justificativa de TCC?
Qual a importância do plano de contas contábil?
Qual a palavra mais difícil de se pronunciar?
Qual a família mais rica de Harry Potter?
Qual o efeito do chá de cogumelo?