São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Pode-se notar que, atualmente, os absolutamente incapazes são apenas os menores de dezesseis anos. Os deficientes e enfermos mentais que não podem exprimir sua vontade foram realocados nos incisos II e III do artigo 4º e passaram a ser considerados como relativamente incapazes.
"A partir da entrada em vigor da Lei 13.146/2015, que ratifica a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, somente são consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos", afirmou.
São relativamente incapazes os maiores de 16 anos e menores de 18 anos; os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os pródigos, entre outros.
3 DA NECESSIDADE DE CURADOR APÓS A MODIFICAÇÃO
Anteriormente foi informado de que o absolutamente incapaz deverá estar acompanhado de seu curador, e o relativamente incapaz, devidamente assistido, e qualquer ato que o absolutamente incapaz praticar, este tornar-se-á nulo de pleno direito.
18 curiosidades que você vai gostar
É aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente.
Para ser declarada incapaz, a pessoa deve ter dificuldade para compreender suas decisões devido a algum transtorno mental, dependência química ou doença neurológica, o que deve ser devidamente atestado por perícia médica.
A regra é clara: os menores de dezesseis anos serão sempre representados; os maiores de dezesseis e menores de dezoito serão assistidos.
A assistência se dá pela intervenção do terceiro interessado no processo em benefício de uma das partes, caso exista interesse jurídico válido para tanto. O terceiro interessado chama-se assistente e a parte assistida ( autor ou réu), chama-se assistido.
Porque juiz não tem acento e juíza tem?
Como saber se a carne de frango está boa?
Qual o melhor impermeabilizante para Lago?
Como ocorreu o surgimento das instituições de educação infantil no Brasil?
Como usar o limpa alumínio nas panelas?
Como saber se a contestação do auxílio emergencial foi aprovado?
Por que surgem os neologismos?
Quantos e quais foram os concílios?
Como surgem os materiais que não encontramos na natureza como o plástico?
Como imprimir na HP de qualquer lugar?
Como acabar com mau cheiro debaixo do braço?
Como surgem as reportagens Brainly?
Como imprimir declaração de comparecimento do Enem 2021?
O que são indicadores no day trade?
Onde e quando surgiu a trilha?
Como tirar o informe de rendimentos do INSS 2020?