São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Pode-se notar que, atualmente, os absolutamente incapazes são apenas os menores de dezesseis anos. Os deficientes e enfermos mentais que não podem exprimir sua vontade foram realocados nos incisos II e III do artigo 4º e passaram a ser considerados como relativamente incapazes.
"A partir da entrada em vigor da Lei 13.146/2015, que ratifica a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, somente são consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos", afirmou.
São relativamente incapazes os maiores de 16 anos e menores de 18 anos; os ébrios habituais, os viciados em tóxicos, e os que, por deficiência mental, tenham o discernimento reduzido; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo; os pródigos, entre outros.
3 DA NECESSIDADE DE CURADOR APÓS A MODIFICAÇÃO
Anteriormente foi informado de que o absolutamente incapaz deverá estar acompanhado de seu curador, e o relativamente incapaz, devidamente assistido, e qualquer ato que o absolutamente incapaz praticar, este tornar-se-á nulo de pleno direito.
18 curiosidades que você vai gostar
É aquele que dilapida seus bens de forma compulsiva. É a pessoa que gasta imoderadamente seu dinheiro e seus bens, comprometendo o seu patrimônio. Por esse motivo, os pródigos são considerados relativamente incapazes e, portanto, podem ser interditados judicialmente.
Para ser declarada incapaz, a pessoa deve ter dificuldade para compreender suas decisões devido a algum transtorno mental, dependência química ou doença neurológica, o que deve ser devidamente atestado por perícia médica.
A regra é clara: os menores de dezesseis anos serão sempre representados; os maiores de dezesseis e menores de dezoito serão assistidos.
A assistência se dá pela intervenção do terceiro interessado no processo em benefício de uma das partes, caso exista interesse jurídico válido para tanto. O terceiro interessado chama-se assistente e a parte assistida ( autor ou réu), chama-se assistido.
Como cancelar a compra de um ingresso no total acesso?
Como deve ser a qualidade da água a ser utilizada em laboratórios de análises clínicas?
Quem pode fazer uma lei complementar?
O que aconteceu em 2003 que marcou o Brasil?
Tem como mudar o local da perícia do INSS?
Como funciona o desconto de faltas no trabalho?
Quais são as principais características dos poríferos?
Quantos dias de atestado para doação de plaquetas?
Como desidratar casca do limão?
Como citar um artigo é um inciso?
Tem que lavar o cabelo antes de tonalizar?
Porque não pode ter relação antes do PSA?
O que é a história da educação?
O que é ser uma pessoa histérica?
Qual são as palavras no plural?
Pode tomar ibuprofeno e Nimesulida juntos?
Como mudar o toque do WhatsApp de um contato?