O Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), no art. 32, parágrafo único, dá pela responsabilidade solidária do advogado para responder pela litigância de máfé, seja por sustentar lide temerária, seja por atos processuais praticados nesta condição.
O art. 79 do Código de Processo Civil determina que quem litigar com clara má-fé, independentemente de ser o autor, réu ou interveniente, deverá responder por perdas e danos.
O litigante de má-fé deverá arcar com os honorários advocatícios e despesas da parte contrária; Se for mais de uma parte agindo de má-fé, a multa poderá ser proporcional ou solidária; Se o valor da causa for irrisório ou inestimável, o valor da multa poderá ser de até 10 vezes o salário mínimo.
Outrossim, se o advogado perceber que a parte está agindo de má-fé, ao longo do processo, o causídico, se ético for, tem o dever de renunciar ao mandato. O advogado deverá ser responsável nos casos em que agir de má-fé à revelia da parte e, também, quando não seguir as recomendações de seu constituinte.
Atendimento exclusivo por e-mail: [email protected]. Na cidade de São Paulo, o primeiro atendimento deve ser previamente agendado, pelo telefone 0800 773 4340. Para conhecer as demais cidades e horários das unidades de atendimento, consulte o site: www.defensoria.sp.gov.br, e clique em "Locais de Atendimento".
28 curiosidades que você vai gostar
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que o cliente pode processar seu advogado, se ele lhe causar danos morais e materiais e tiver agido com negligência na condução do processo.
Justiça do Trabalho mantém cobrança de multa por litigância de má-fé a beneficiário da justiça gratuita. “O beneficiário da justiça gratuita não está isento do pagamento da multa por litigância de má-fé que lhe foi aplicada, nos termos do artigo 98, parágrafo 4º, do CPC”.
Quando manifestamente protelatórios os embargos, o juiz ou o tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa.
Art. 50. A multa deve ser paga dentro de 10 (dez) dias depois de transitada em julgado a sentença. A requerimento do condenado e conforme as circunstâncias, o juiz pode permitir que o pagamento se realize em parcelas mensais.
Qual o valor da causa na ação de alimentos?
Quais são os 5 estágios do luto?
Qual o telefone da Amazon Prime vídeo?
Qual é o sinônimo de Granjeiro?
Como se chama o rebanho de cavalo?
Quem me confessar diante dos homens?
Quanto tempo dura a pauta da auto escola na pandemia?
Tem como exame de DNA dar falso positivo?
Quais são os principais impactos ambientais no Nordeste?
O que é constelação familiar e espiritismo?
Quem trabalha de meio expediente tem direito a seguro desemprego?
O que é imobilização de fraturas?
Quantos metros quadrados tem um terreno 20x50?